RIO 2016
Redação /Superesportes , Com informações Brasil2016.gov.br /.
postado em 14/03/2016 15:38 / atualizado em 31/03/2016 19:46
A origem do pentatlo moderno é intimamente ligada ao militarismo. Na Grécia Antiga, os espartanos utilizavam a modalidade para selecionar os soldados mais completos e versáteis. Inserido pelos gregos nos Jogos da Antiguidade, o esporte tinha papel de destaque na disputa, já que o vencedor do pentatlo era considerado o grande campeão.
As modalidades e a forma de disputa eram diferentes das que são vistas atualmente. O pentatlo consistia de provas de salto em distância e altura, lançamento de disco e dardo, corrida e luta. Cada etapa era eliminatória, até que sobrassem apenas dois atletas para lutar entre si, definindo assim o vencedor.
A transformação do esporte para o que hoje conhecemos como pentatlo moderno aconteceu no fim do século XlX, graças a um oficial sueco. Ele teve a ideia de adaptar o esporte para uma simulação militar. A intenção era criar a situação de um soldado que tinha que entregar mensagens atrás das linhas inimigas. A “aventura” começava a cavalo, passava pelo tiro, pela esgrima e pela natação, terminando na corrida.
Entusiasta do pentatlo moderno, o Barão de Coubertin conseguiu inserir a disputa nos Jogos de Estocolmo-1912. Para ele, a modalidade teria um destino parecido ao status desfrutado nos Jogos da Antiguidade, tornando-se uma das principais disputas das Olimpíadas. A previsão do Barão, entretanto, não se concretizou, e o pentatlo moderno ainda luta por um lugar ao sol contra modalidades mais bem aceitas pelo público.
Em Atlanta-1996, o pentatlo moderno sofreu uma alteração importante. Até então disputado em vários dias diferentes, os atletas passaram a cumprir as provas em apenas um dia. O objetivo era tornar a disputa mais dinâmica e atrativa para o público. Na primeira edição com a mudança, Aleksandr Parygin, do Cazaquistão, conquistou a medalha de ouro com um total de 5.551 pontos, após 13h de competição.
Provas do pentatlo moderno
1ª etapa – Esgrima (espada)
2ª etapa – Natação (200 metros)
3ª etapa – Hipismo (Saltos)
4ª e 5ª etapas – Evento combinado (Tiro e Corrida)
Desempenho histórico em Londres
Com bom desempenho em todas as modalidades, Yane Marques chegou à última prova do pentatlo em Londres-2012 na liderança da competição. No fim do dia, o sonho da pernambucana se concretizou em forma de medalha. Bronze garantido e história escrita: foi o primeiro pódio olímpico brasileiro na história da modalidade.
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM)
Site: www.pentatlo.org.br
E-mail: pentatlo@pentatlo.org.br
Federação Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM): www.pentathlon.org
Tags: pentatlo