Vasco
None

SÉRIE B

Vasco supera o Ceará, mas não assume a liderança da Série B por critérios de desempate

Equipes ficaram empatadas com 31 pontos, mas nordestinos têm uma vitória a mais

postado em 16/08/2014 18:36 / atualizado em 16/08/2014 18:48

Gazeta Press

Marcelo Sadio/Vasco.com.br

A torcida do Vasco lotou São Januário e foi recompensada. Na partida disputada na tarde deste sábado, o time carioca apresentou um bom futebol e derrotou o Ceará por 2 a 0, com gols de Kleber e Douglas, um em cada tempo. O resultado fez a equipe cruz-maltina chegar aos 31 pontos e se igualar ao Vozão na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. Entretanto, o time nordestino segue na frente por ter maior número de vitórias.

A vitória da equipe dirigida por Adilson Batista foi justa. Mesmo desperdiçando um pênalti quando o placar ainda não havia sido movimentado, o Vasco teve o controle das ações e soube aproveitar as chances para construir mais um resultado positivo na sua campanha em busca do retorno à Série A. O Ceará foi muito tímido na etapa inicial, melhorou no segundo tempo, mas não soube chegar ao gol defendido pelo uruguaio Martín Silva.

Fora do estádio, o clima esquentou. Simpatizantes das chapas que disputam a sucessão de Roberto Dinamite se enfrentaram nas imediações de São Januário e só foram contidos pela ação da Polícia Militar.

Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Vila Nova, no Serra Dourada. O Ceará, por sua vez, terá o ABC pela frente, no Presidente Vargas.

O jogo

A partida começou em ritmo lento, com as duas equipes mais preocupadas em estudar os adversários, do que em construir jogadas ofensivas. A concentração de jogadores no meio campo impedia que a partida tivesse desenvolvimento rápido. Só aos cinco minutos é que o Vasco chegou pela primeira vez, com perigo, na área cearense, quando o volante Fabrício penetrou pela direita e fez um cruzamento, bloqueado pela defesa da equipe visitante.

A resposta do Ceará foi mais objetiva.Hélder cruzou da esquerda, Martín Silva desviou, a bola bateu em Douglas Silva e saiu com muito perigo para o gol da equipe carioca.

Aos nove minutos, o zagueiro Rodrigo agrediu Bill,com um chute, quando o jogo já estava paralisado, e recebeu cartão amarelo. A partida ficou muito truncada, com as duas equipes cometendo muitas faltas e dando trabalho ao árbitro.

Aos 14 minutos, Guilherme Biteco recebeu do lado direito e cruzou, mas a bola bateu no braço de Hélder. O árbitro marcou a penalidade máxima, provocando muitos protestos dos jogadores cearenses. Na cobrança, Douglas chutou no canto direito, mas o goleiro Luis Carlos conseguiu tocar na bola que se chocou com a trave direita e depois foi afastada pela zaga da equipe nordestina.

O Vasco não se abalou com o pênalti perdido e conseguiu marcar o primeiro gol, aos 20 minutos. Marlon foi lançado por Douglas e cruzou da esquerda. O goleiro Luis Carlos rebateu e Kleber bateu,de primeira, para colocar a bola nas redes.

O time dirigido por Adilson Batista dominava completamente e,aos 28 minutos, criou nova chance para marcar. Kleber foi lançado na área, Anderson bloqueou e a bola sobrou para Douglas que tentou uma bicicleta, mas a bola bateu em Samuel e saiu. Na cobrança do escanteio, o zagueiro Douglas Silva subiu mais que a zaga e cabeceou com muito perigo.

O Ceará encontrava dificuldades para superar a forte marcação do meio campo cruz-maltino, o que deixava os atacantes Bill e Magno Alves muito isolados.

O Vasco continuava mais ajustado em campo e chegando, com certa facilidade, ao ataque. Aos 38 minutos, o meia Dakson arriscou e o goleiro Luis Carlos defendeu.

Aos 42 minutos, o Vasco contra-atacou em velocidade e Guiñazu fez ótimo passe para Carlos Cesar que entrava pelo lado direito da área, mas o lateral concluiu de forma bisonha, nas mãos do goleiro cearense. No último lance importante da etapa inicial, Guilherme Biteco recebeu bom passe de Fabrício, mas seu chute foi defendido sem problemas pelo goleiro do Ceará.

O segundo tempo começou com o Alvinegro cearense no ataque. Logo aos três minutos, Magno Alves chutou forte para boa defesa de Martín Silva. Logo depois, Ricardinho recebeu em posição legal,mas a arbitragem invalidou o lance, marcando um impedimento inexistente do ataque do Ceará.

O Vasco só conseguiu chegar na área visitante aos cinco minutos, quando Carlos Cesar lançou na pequena área, a zaga cearense não cortou e não apareceu nenhum atacante carioca para definir o lance. A entrada de Michel no lugar de Nikão melhorou o toque de bola do time nordestino e o Vasco encontrava mais dificuldades para se organizar ofensivamente.

Aos 11 minutos, o Vasco ampliou. Carlos Cesar foi derrubado na entrada da área e Douglas bateu a falta, com muita categoria, colocando a bola no ângulo esquerdo de Luis Carlos.

O segundo gol fez o Ceará perder o entusiasmo e o Vasco passou a administrar a vantagem. Aos 27 minutos, o atacante Edmilson que entrou no lugar de Biteco, quase marcou o terceiro ao se antecipar à marcação e cabecear com muito perigo.

Desanimado, o Ceará ainda conseguiu chegar na área, com relativo perigo, aos 31 minutos, mas o goleiro Martín Silva se antecipou e evitou que Samuel conseguisse aproveitar o lançamento.Dois minutos depois foi a vez de o zagueiro Rodrigo aparecer com destaque e evitar que o cruzamento de Lulinha chegasse aos pés de Bill.

No final,o Ceará ainda tentou a marcação de,pelo menos, um gol,mas a defesa vascaína soube se defender e manter a vantagem.

VASCO 2 X 0 CEARÁ

VASCO
Martín Silva; Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon;, Guiñazu, Fabrício, Dakson (Jhon Kley), Douglas(Montoya) e Guilherme Biteco (Edmilson); Kleber.
Técnico: Adilson Batista

CEARÁ
Luis Carlos, Samuel Xavier, Anderson, Sandro e Hélder Santos; João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Lulinha) e Nikão (Michel); Bill e Magno Alves (Gil)
Técnico: Sérgio Soares

Gols: VASCO: Kleber,aos 20 minutos do primeiro tempo; Douglas aos 11 minutos do segundo tempo
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de agosto de 2014 (Sábado)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Rafael Trombeta (ambos do PR)
Cartão Amarelo: Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas(Vas); Samuel Xavier, Michel, Anderson e João Marcos(CE)

Tags: liderança douglas kléber ceará vasco americamg serieb futnacional