A Alemanha conquistou o tetracampeonato mundial em jogo dramático contra a Argentina, com gol da vitória marcado por Mario Götze aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação. As estatísticas mostraram equilíbrio entre as equipe em uma partida bastante disputada no Maracanã. No entanto, em passes e posse de bola, os alemães dominaram amplamente.
A Alemanha teve maior posse de bola na partida, com 60%, e ainda foi mais eficiente na troca de passes: êxito de 81% em 915 tentativas. Foram 332 passes a mais da equipe de Joachim Löw em relação ao adversário. Já a Argentina conseguiu 69% de eficiência em 583 toques.
Na marcação, os times tiveram desempenhos semelhantes. A Alemanha conseguiu 14 desarmes e 54 recuperações de bola, contra 15 e 51 da Argentina, respectivamente. Ambas as equipes finalizaram dez vezes, sendo que sete chutes dos alemães foram em direção ao gol e apenas dois dos argentinos chegaram à baliza.
Os alemães também cometeram mais faltas durante o jogo: 20 contra 16. E ambas as equipes tiveram dois jogadores punidos com cartão amarelo.