O Rio de Janeiro receberá a grande final da Copa, no Maracanã. Ao todo, sete partidas testarão organização, medidas de segurança e as obras de mobilidade da cidade que, em 2016, receberá outro evento esportivo de abrangência mundial: os Jogos Olímpicos.
O Rio é o principal cartão-postal do Brasil e a grande porta de entrada de turistas no país. Cravada na Mata Atlântica, a Cidade Maravilhosa é abençoada com belezas naturais como o Corcovado, o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana e Ipanema.
Grande parte da vida social acontece na praia, lugar onde moradores e turistas se misturam. Os cariocas gostam de caminhar, ler e praticar esportes ao ar livre. Passeio de bicicletas, corridas à beira-mar e almoços em pequenos e charmosos restaurantes são o cotidiano da população local, que recebe visitantes com simpatia. Um programa imperdível para quem está na cidade é acompanhar o pôr-do-sol no Arpoador.
Com 6,4 milhões de habitantes, o Rio é o segundo maior município do Brasil tanto na população quanto na arrecadação financeira, que gira em torno de R$ 190,2 bilhões. Nesses quesitos, a capital fluminense fica somente atrás de São Paulo.
Saiba mais
Fundada em 1º de março de 1565, a cidade do Rio de Janeiro foi capital do Brasil entre os anos de 1621 e 1960, até ser substituída por Brasília, construída para ocupar tal condição.
Para a Copa, a cidade passa por obras de mobilidade, como a construção da BRT Transcarioca, linha exclusiva de ônibus rápidos que ligará o Aeroporto Tom Jobim à Barra da Tijuca, passando pela Penha. Sete novos hotéis estão em fase final de construção. O metrô passa por obras de ampliação, com conclusão prevista para 2016, quando será realizada a Olimpíada.