Cruzeiro pouco interage com banco Digimais nas redes sociais
É comum ver o Cruzeiro promover ações nas redes sociais com os patrocinadores, como o Supermercados BH, o aplicativo de ônibus Buser, a casa de apostas PixBet e a cerveja Brahma. Em contrapartida, um parceiro não é lembrado há muito tempo: o banco Digimais, que exibiu sua marca na parte frontal da camisa na temporada 2019, em que a Raposa acabou rebaixada à Série B - 17º lugar no Brasileirão, com 36 pontos.
O Digimais foi apresentado como patrocinador master do Cruzeiro em 6 de março de 2019 no Hotel Intercontinental de Buenos Aires, na Argentina, na véspera da estreia na fase de grupos da Copa Libertadores, contra o Huracán. À época, João Urbaneja, diretor-presidente da instituição financeira, fez uma previsão muito otimista ao esperar que o aplicativo personalizado com a identidade da Raposa atingisse 1 milhão de contas.
A parceria que seria a maior da história do clube - conforme afirmado por integrantes da gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá - passou longe de recordes. Consta no balanço financeiro de 2019 que o Cruzeiro recebeu R$ 23,8 milhões em patrocínios, sendo R$ 18,1 milhões com “atividade desportiva profissional” e R$ 5,7 milhões com “social e esportes amadores” - queda de 33% em comparação aos R$ 35,6 milhões de 2018.
Não há no documento a quantia paga por cada empresa, embora a diretoria tenha citado informalmente R$ 11 milhões aportados pelo Digimais. No demonstrativo de 2020, o Cruzeiro informou ter quitado um empréstimo de R$ 3,5 milhões contraído junto ao banco em 2019, com juros mensais de 0,35% ao mês mais a taxa Selic.
foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Henrique em jogo pelo Cruzeiro na Copa Libertadores de 2019. Clube tinha banco Digimais como patrocinador máster
Com cerca de 10,8 mil seguidores, a conta Digimais Cruzeiro publicou pela última vez no Twitter no dia 8 de dezembro de 2019, na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no Mineirão, que decretou a queda à Série B. “Cruzeirense, estamos contigo sempre!”, dizia a mensagem. Já o clube citou o banco em uma thread com outros parceiros no dia 7 de abril de 2020, época de paralisação do futebol devido à pandemia de COVID-19.
“O DIGIMAIS joga junto com o #Cruzeiro! Com o nosso parceiro, você pode depositar, sacar, transferir, recarregar o celular e ter todos os outros serviços de um banco tradicional, mas sem tarifas de conta e sem anuidade no seu cartão de crédito”.
Apesar do aparente fracasso e das inúmeras reclamações de correntistas quanto ao funcionamento do aplicativo, o Digimais colheu frutos positivos de sua participação como patrocinador de clubes de futebol e mostrou a marca ao país. Além do Cruzeiro, com o qual tem contrato até dezembro de 2023, o banco fundado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fechou acordos com Fortaleza, Athletico-PR e Sport.
Quando se tornou patrocinador do Cruzeiro, em março de 2019, o Digimais tinha ativo total de R$ 1,4 bilhão e patrimônio líquido de R$ 155 milhões. No mesmo ano, a empresa vendida pela família Renner ao grupo Record, do empresário e líder religioso Edir Macedo, atingiu seu maior lucro líquido, de R$41,1 milhões, e uma rentabilidade de 22,49%. Houve ainda um salto no patrimônio líquido para R$214,9 milhões.
foto: Divulgação/Cruzeiro
Cruzeiro apresentou Digimais como patrocinador master no Hotel Intercontinental de Buenos Aires, na Argentina
No último balanço publicado pelo Digimais, referente a junho de 2021, o ativo total atingiu R$ 4,4 bilhões, de acordo com o site Banco Data. São R$ 3,1 bilhões em depósitos a prazo - nos quais os clientes aplicam em algum título de renda fixa (CDB, LCI, etc.) - e um patrimônio líquido de mais de R$ 335 milhões. Segundo o Banco Central do Brasil, o Digimais tinha cerca de 295 mil correntistas no 1º trimestre de 2021.
Nos próximos meses, o contrato do Cruzeiro com o Digimais será transferido para a Tara Sports, empresa do ex-jogador Ronaldo, que adquiriu a Sociedade Anônima do Futebol pelo aporte de R$ 400 milhões no futebol e no pagamento de dívidas da associação civil, que ainda receberá 20% das receitas mensais e 50% do lucro do clube-empresa pelos próximos 10 anos para abater o passivo total de R$ 1 bilhão.
Segundo a Rádio Itatiaia, o Cruzeiro chegou a abrir conversas com um banco digital, porém não pôde avançar no acordo justamente em função do vínculo com o Digimais. Torcedores nas redes sociais ligaram a notícia ao BS2, do empresário Paulo Henrique Pentagna Guimarães, com ativo total de R$ 13,4 bilhões, R$ 5 bilhões em captações, R$ 610,6 milhões em patrimônio líquido e 777 mil clientes.
Leia a descrição sobre o Digimais no site oficial do Cruzeiro:
O Digimais possui as mesmas funcionalidades, serviços e a segurança que um banco convencional do mercado brasileiro. Mas a grande diferença está na facilidade de resolver seus problemas pelo aplicativo, sem a necessidade de enfrentar a burocracia das agências físicas. E o melhor de tudo, com planos a preços baixos, a partir de R$ 9,90/mês.
Através do banco digital do cruzeirense, o torcedor celeste receberá um cartão personalizado com as cores do clube cinco estrelas e poderá pagar contas, realizar transferências e fazer saques na rede Banco24horas. O correntista também poderá pedir um cartão de crédito e também efetuar investimentos em renda fixa. Tudo isso a qualquer momento, com a vantagem de ter tudo na palma da mão.
O Cruzeiro anunciou a contratação do zagueiro Maicon em 25 de novembro. No Twitter, o clube divulgou uma arte alusiva à semelhança do atleta de 33 anos ao personagem Kratos, do game God of War.
- foto: Gustavo Aleixo/CruzeiroO Brusque confirmou a transferência do atacante Edu para o Cruzeiro mediante o pagamento da multa rescisória de R$1,2 milhão. O jogador de 28 anos foi artilheiro da Série B de 2021, com 17 gols em 33 partidas. - foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FCO experiente lateral-direito Pará, de 35 anos, foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 9 de dezembro. Ele rescindiu contrato com o Santos e estava livre no mercado. - foto: Ivan Storti/SantosO Cruzeiro anunciou no dia 9 de dezembro a contratação do volante Pedro Castro, de 28 anos, que foi campeão da Série B com a camisa do Botafogo em 2021. - foto: Divulgação/CruzeiroFilipe Machado retorna ao Cruzeiro após defender a Raposa em 2020. O volante de 25 anos estava sem clube. - foto: Gustavo Aleixo/CruzeiroFernando Neto, ex-Vitória, foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 9 de dezembro. O jogador de 28 anos pode atuar como meio-campista e lateral-esquerdo. - foto: Letícia Martins / EC Vitória / DivulgaçãoO Cruzeiro acertou a contratação do meia João Paulo, de 31 anos. O jogador, que disputou a Série A deste ano pelo Atlético-GO, foi anunciado pela Raposa na manhã do dia 10 de dezembro. O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira (13), a contratação do zagueiro Sidnei, ex-Betis, da Espanha. O defensor de 32 anos tem grande experiência na Europa e chega com a expectativa de ser titular do time de Vanderlei Luxemburgo.
- foto: DivulgaçãoO Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira (13), a contratação do goleiro Jailson, de 40 anos. O atleta estava livre no mercado, pois não renovou com o Palmeiras. O Superesportes já havia adiantado no dia 9 que as negociações entre as partes estavam próximas de um desfecho, que ocorreu nos últimos dias. O vínculo do atleta com a Raposa deve ser, a princípio, de um ano.