Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com recentes saídas, Cruzeiro chega a mais de dois times de jogadores cedidos a outros clubes

Atletas emprestados pela Raposa em 2016 poderiam formar um elenco completo

postado em 19/02/2016 07:40 / atualizado em 19/02/2016 19:57

Divulgação

Num processo de redução da folha salarial e de “desinchaço” do grupo de atletas sob o comando de Deivid, o Cruzeiro anunciou nesta semana os empréstimos de mais três jogadores. Gabriel Xavier e Vinícius Araújo defenderão o Sport, enquanto Grolli foi cedido à Ponte Preta. Essas transações ampliam uma vasta lista de atletas emprestados pela diretoria celeste em 2016. Com os jogadores cedidos a outros clubes nesta temporada, a Raposa poderia formar um elenco completo, com opções de goleiros a atacantes.

As cessões deixaram o elenco perto do número de atletas desejado pela diretoria para esta temporada. Na última segunda-feira, o diretor de futebol Thiago Scuro revelou que o planejamento feito pelo clube previa trabalhar com 32 jogadores no grupo comandado por Deivid. Com as saídas de Gabriel Xavier, Grolli e Vinícius Araújo, são agora 33 atletas treinando na Toca da Raposa II.

Além de “enxugar o elenco” e economizar com salários, o Cruzeiro recebeu compensações financeiras para ceder jogadores. No caso de Gabriel Xavier, o Sport desembolsou R$ 300 mil para ter o meia até o fim de 2015. Já o Cerezo Osaka, do Japão, pagou quase R$ 800 mil para receber o volante Souza, que havia sido emprestado ao Bahia no ano passado.

Um time de quem estava na Toca em 2015

Com os atletas que encerraram a última temporada no elenco então comandado por Mano Menezes, é possível formar uma equipe completa, com direito a quatro reservas. A única improvisação seria na lateral direita. Essa função poderia ser exercida pelo volante Eurico, como aconteceu no decorrer do jogo contra o Santos, pelo primeiro turno do último Brasileirão.

Assim, a equipe seria formada por: Elisson; Eurico, Paulo André, Grolli e Mena; Willians e Willian Farias; Marinho, Gabriel Xavier e Joel; Vinícius Araújo. O hipotético banco de reservas contaria com o goleiro Alan, o zagueiro Alex Flávio, o lateral-esquerdo Pará e o meia Luiz Fernando.

Nem todos esses jogadores terão a possibilidade de retornar ao Cruzeiro na próxima temporada. Paulo André tem contrato com o clube celeste até o fim de 2016, quando será encerrado seu empréstimo para o Atlético-PR. Assim, ele estará livre para renovar com o Furacão ou procurar um novo clube. Vinícius Araújo, por sua vez, foi repassado ao Sport até 30 junho, data em que terminaria o período de empréstimo do Valencia para o clube celeste. Já Willians foi cedido ao Corinthians em troca pelo também volante Marciel. No acordo com o clube paulista, foram fixados valores para os direitos econômicos dos dois atletas.

Entre os jogadores emprestados, Willians foi justamente aquele que mais jogou pelo Cruzeiro em 2015. O volante participou de 41 jogos. Já o goleiro Elisson e o zagueiro Alex Flávio nem sequer entraram em campo. O mesmo aconteceu com o meia Luiz Fernando, que foi convocado por Mano Menezes para partidas na reta final do Brasileirão, mas não foi utilizado.

Jogadores emprestados novamente

Enquanto 15 jogadores estavam no elenco do Cruzeiro ao fim da última temporada, outros vários foram emprestados novamente. Com a “ajuda” de alguns que defendiam a Raposa em 2015, mas que ficaram fora da equipe citada anteriormente, é possível formar mais um time.

Essa equipe poderia contar com: Alan; Diego Renan, Alex Flávio, Rafael Donato e Breno Lopes; Souza e Rodrigo Souza; Luiz Fernando, Caíque Valdívia e Neilton; Hugo Ragelli.

No caso de Ragelli, o atacante superou o limite de idade para defender a equipe de juniores. Como não seria aproveitado por Deivid, ele foi cedido para a Ponte Preta.

Diferentes gestões

Dos 24 jogadores emprestados em 2016, 11 foram contratados no ano passado, quando o departamento de futebol foi comandado por Valdir Barbosa, Benecy Queiroz e, posteriormente, Isaías Tinoco. Outros seis atletas chegaram ao clube na "era Alexandre Mattos", entre 2012 e 2014.

Os jogadores emprestados pelo Cruzeiro na temporada 2016:
(A lista não inclui atletas que tinham empréstimo em vigência no início desta temporada)

Vinícius Araújo (atacante) – Sport
Douglas Grolli (zagueiro) – Ponte Preta
Gabriel Xavier (armador) – Sport
Alan (goleiro) – Londrina
Alex Flávio (zagueiro) – Mirassol
Antônio Carlos (lateral-esquerdo) – Villa Nova
Marinho (atacante) – Vitória
Willians (volante) - Corinthians
Willian Farias (volante) – Vitória
Joel (atacante) – Santos
Elisson (goleiro) – Coritiba
Diego Renan (lateral-direito) – Vitória
Pará (lateral-esquerdo) – Atlético-PR
Mena (lateral-esquerdo) – São Paulo
Paulo André (zagueiro) – Atlético-PR
Rodrigo Souza (volante) – Náutico
Caíque Valdívia (meia) - Náutico
Eurico (volante) – Ponte Preta
Luiz Fernando (armador) – Mirassol
Hugo Ragelli (atacante) – Ponte Preta
Neilton (atacante) – Botafogo
Rafael Donato (zagueiro) – Joinville
Breno Lopes (lateral-esquerdo) – Red Bull Brasil
Souza (volante) – Cerezo Osaka-JAP