O Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG neste sábado (3), às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O clássico mineiro, o segundo da temporada, é válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
O time celeste vem para o jogo precisando se recuperar após a eliminação da Copa do Brasil para o Grêmio, na quarta-feira (31). Os últimos resultados da equipe de Pepa são ruins. Nos últimos seis jogos, só uma vitória celeste.
Escalação do Cruzeiro
O técnico Pepa ganha o retorno do atacante Bruno Rodrigues, que apresentou desgaste muscular e foi reserva na partida contra o Grêmio, na última quarta-feira (31), pela Copa do Brasil.
Já no meio-campo, o técnico surpreendeu. A expectativa era de que Filipe Machado, Neto Moura e Wallisson brigassem por duas vagas, mas apenas Walisson começa o jogo, com a outra vaga sendo ocupada por Matheus Jussa, que faz sua primeira partida como titular no Brasileirão.
Escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Wallisson e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa.
🦊📝 Estamos escalados para o clássico!
VAAAAMOOOOS, CABULOSO!#CRUxCAM | #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/hYfakZP9CT
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) June 3, 2023
Se vencer, Cruzeiro entra no G4
Uma vitória no clássico, além de significar uma recuperação na temporada após resultados ruins, fará com que o Cruzeiro ganhe posições na tabela. Isso porque a Raposa tem 13 pontos e ocupa a sexta colocação, enquanto o Atlético-MG é o quarto colocado, com 14. Se vencer, o Cruzeiro passa seu rival e ganha pelo menos duas posições na tabela, entrando no G4.
Isso porque Grêmio e São Paulo se enfrentam na rodada. O time gaúcho é o quinto colocado, com 14 pontos, e os paulistas estão na terceira posição, com 15. Isso faz com que uma vitória leve o Cruzeiro para o grupo dos quatro primeiros, já que pelo menos uma das equipes citadas vai perder pontos na rodada.
Em 2023, Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentaram uma vez, na primeira fase do Campeonato Mineiro, que terminou com empate em 1 a 1, no Independência. Os gols da partida foram marcados por Bruno Rodrigues, para a Raposa, e Hulk, para o Galo. Agora, o clássico acontecerá em Uberlândia, pois o estádio do Horto e o Mineirão estão indisponíveis neste fim de semana.
Desfalques do Cruzeiro contra o Atlético-MG
- Richard: afastado;
- Kaiki: Seleção Brasileira Sub-20;
- Rafael Bilu: cirurgia no tendão de Aquiles;
- Wesley Gasolina: cirurgia no joelho direito;
- Ramiro: entorse no joelho direito.
Pendurados do Cruzeiro
Estão pendurados com dois cartões amarelos no Cruzeiro: Lucas Oliveira, William, Matheus Jussa, Wesley e Gilberto.
Cruzeiro x Atlético-MG: os últimos confrontos
- Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG – Campeonato Mineiro – 13/02/2023
- Atlético-MG 3 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro – 02/04/2022
- Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro – 06/03/2022
- Cruzeiro 1 x 0 Atlético-MG – Campeonato Mineiro – 11/04/2021
- Atlético-MG 2 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro – 07/03/2020