Elian e López se enfrentarão na final da Superliga (Foto: Divulgação)

Durante toda a Superliga Masculina de Vôlei, dois cubanos têm sido determinantes no desempenho de suas equipes. Os ponteiros López, do Cruzeiro, e Elian, do Minas, aliás, apesar de jogarem em clubes rivais, são amigos e começaram a carreira praticamente juntos. Neste domingo (30/4), duelam na final da Superliga Masculina de Vôlei. A partida está marcada para 10h, em São José dos Campos.




Às vésperas da finalíssima, o Superesportes conversou com a dupla e perguntou: "Quem é melhor e mais determinante para seu time? Elian ou López?".

Elian, que adora fotografar os companheiros antes e depois dos treinos (a ponto de pensar em mudar de profissão no futuro), responde em dois tempos: "Elian, é claro". Logo depois, muda. "Estou brincando. López é o melhor de nós dois".

Já o rival sorri quando é feita a pergunta. E explica. "Nós jogamos juntos na Seleção Cubana de base. Ele sempre foi meio de rede. Mas quis jogar como ponteiro. Acho que ele é muito mais efetivo na posição original."




López, por sua vez, também não atua somente na sua posição original, ponteiro. Na decisão da semifinal contra o São José, no interior paulista, ele jogou de oposto, a partir do momento em que Oppenkoski se contundiu.

"Não é mistério para mim. O time estava precisando de mim e fui cumprir a minha missão. Ajudar na vitória. Conseguimos. Isso é muito importante, pois aqui, somos uma família", disse.

Os dois estarão em lados oposto neste domingo, mas um deseja sucesso ao outro.

Números de López e Elian


Na Superliga, López tem números melhores que Elian em vários fundamentos. O cruzeirense é o melhor sacador da competição, com 47 aces. Está em décimo no ranking de pontuadores da competição, com 316 pontos, sendo que no aproveitamento de ataque, está na 22ª colocação. No bloqueio ele é o 42º geral.

Já Elian, que melhorou seu rendimento a partir do momento que foi colocado na sua posição original, meio de rede, é o 50º nos pontos, 150, 84º no saque e 62º no bloqueio.