O meio de rede Lucão foi suspenso por quatro jogos pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após fazer um gesto obsceno no pódio do Mundial, em setembro de 2022. O jogador – que atua no Cruzeiro – também terá que pagar multa de R$ 30 mil depois que sua atitude foi flagrada enquanto o Brasil recebia a medalha de bronze da competição.
Na época, Lucão se desculpou nas redes socias, mas a FIVB decidiu puni-lo em jogos internacionais. Isso significa que a suspensão não implicará na participação do jogador em partidas pelo Cruzeiro. Ele deve perder apenas a primeira fase da Liga das Nações de 2023.
“Como o vôlei é o esporte familiar número um do mundo, é nossa prioridade criar modelos para novos fãs e, com isso em mente, estamos decepcionados com as ações do atleta em questão”, escreveu a FIVB sobre o gesto.
Considerado apenas uma brincadeira interna pelo meio de rede, o gesto já havia sido feito por Lucão em outra ocasião. O próprio jogador relembrou isso quando compartilhou o pedido de desculpas atual.
"Queria também falar aqui que o gesto que fiz, e que não foi a primeira vez, é uma brincadeira interna entre nós, mas entendo que cause algo e estou aqui pra me desculpar!! Desculpa a todos que se sentiram incomodados!", escreveu.
Isso porque ele comemorou da mesma forma o título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2019. Foi punido pela Federação Internacional, cumpriu suspensão por três jogos na Liga das Nações e pagou multa.
Lucão no Cruzeiro
O campeão olímpico foi anunciado pelo Cruzeiro em maio do ano passado, para a temporada 2022/2023 e afirmou que a contratação foi um "sonho realizado".
Ex-jogador do Campinas-SP, ele reencontrou amigos da Seleção no clube celeste.
Ex-jogador do Campinas-SP, ele reencontrou amigos da Seleção no clube celeste.
"Conheço bastante o grupo, tenho grandes amigos no time, grandes jogadores com quem já conquistei muito na Seleção Brasileira, e eu tenho certeza que vai ser uma adaptação tranquila, onde vou me sentir bem feliz, pra representar a camisa do Sada Cruzeiro", disse na época.
Em setembro, ele conquistou o primeiro título com o Cruzeiro: a Supercopa, que reúne os campeões da Superliga (Cruzeiro) e da Copa Brasil (Minas).
"É a minha primeira disputa de título com essa camiseta, e é uma camiseta acostumada a vencer, está sempre brigando por título", disse o jogador na época.