Cruzeiro e Minas lamentam morte de Isabel Salgado, ícone do vôlei (Foto: Divulgação)


 
O mundo do esporte está de luto. Morreu nesta quarta-feira (16/11), aos 62 anos, Isabel Salgado, ícone do vôlei nacional. A ex-jogadora foi diagnosticada com síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição clínica rara. Isabel chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu. Em suas redes sociais, os times mineiros prestaram homenagens a ex-atleta.



 
 

A conta oficial do time de vôlei do Cruzeiro destacou a importância de Isabel e prestou condolências aos familiares e fãs da ex-atleta. "Lamentamos, com profundo pesar, a morte de Isabel, ícone do vôlei brasileiro e uma potência dentro e fora das quadras.Aos familiares, amigos e fãs do esporte, nossos sinceros sentimentos neste momento de luto e tristeza."


O Minas também prestou sua homenagem a Isabel. "Lamentamos profundamente o falecimento de Isabel Salgado, uma das atletas mais importantes da história do vôlei brasileiro. Com muito respeito, expressamos os nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs da atleta olímpica.", escreveu a publicação. 


A perda também é muito lamentada por atletas, ex-atletas e entidades, que se manifestaram pelas redes sociais. 




Carreira vitoriosa 


Maria Isabel Barroso Salgado deixou seu nome no esporte nacional. Nascida no Rio de Janeiro, foi revelada nas quadras pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa - jogando no Modena, da Itália, em 1980. 

Isabel atuou nos Jogos Olímpicos de Moscou'1980 e Los Angeles'1984, durante o período de profissionalização da Seleção Brasileira feminina. Em 2016, a ex-jogadora foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica no Rio, cidade-sede dos Jogos e sua terra natal. 

Após sua despedida das quadras, deixou seu legado no vôlei de praia, onde chegou a atuar ao lado de Jackie Silva, uma das suas principais amigas na época da quadra. Depois de encerrar sua história como atleta, virou treinadora.