Djokovic celebra seu 23º Grand Slam da carreira (Foto: Philippe Montigny / FFT)

 

Novak Djokovic cofirmou seu favoritismo diante do norueguês Casper Ruud e se sagrou tricampeão de Roland Garros neste domingo (11). 

 

O sérvio fechou o placar em 3 sets a 0, com parciais de 7/6, 6/3, 7/5. O título o fez superar  Rafael Nadal como maior vencedor de Grand Slams, com 23 títulos.




 

Com uma jaqueta personalizada com o número 23 para a ocasião, ele fez um discurso direcionado aos jovens, afirmando que gostaria de 'deixar uma mensagem'. 

 

- Grand Slam é um Grand Slam. Todo jogador sonha por estar nesse lugar, vencer esse troféu ao menos uma vez. Consegui vencer 23 vezes, é uma sensação incrível. Eu gostaria... estou falando demais, só mais algumas coisas, por favor. Meus filhos estão aqui, gostaria de passar alguma mensagem que eles possam aprender, uma inspiração. Julgando pelo sorriso, eles estão gostando - disse. 

 

- Gostaria de passar uma mensagem para os jovens, sejam tenistas ou não. Eu tinha sete anos quando sonhei em vencer um grand slam, ganhar em Wimbledon, e tornar o número 1 do mundo. Uma coisa é certa: sinto que tenho o poder de criar meu destino. Eu quero mandar uma mensagem: esteja no futuro, esqueça o passado. Se você quer ter um futuro melhor, construa-o, finalizou. 




 

Djoko terminou sua fala agradecendo às estrelas do esporte que compareceram para a decisão diante de Ruud. 

 

- Eu queria agradecer os astos do futebol que estão aqui! Giroud, Ibrah, Mbappé. E também Tom Brady. É uma grande honra ter essas estrelas aqui. 

 

O sérvio é o único entre os homens a conquistar cada torneio de grand slam por pelo menos três vezes. Antes, apenas o tênis feminino havia atingido a marca, com Margaret Court, Steffi Graaf e Serena Williams.

 

Assim que o jogo terminou, quando se dirigia ao box onde estavam seus familiares, o campeão encontrou com Gustavo Kuerten. As câmeras do torneio registraram o abraço entre o sérvio e a lenda do tênis brasileiro. 




 

 

 

Djokovic superou Nadal

 

Com o título, Djokovic superou Rafael Nadal no número de títulos em Grand Slams. O sérvio chegou ao 23º título nesse tipo de torneio, enquanto o 'Rei do Saibro' faturou 22 durante a carreira. 

 

Só em Roland Garros, Djoko já somou 91 vitórias, duas sobre o próprio nadal. Em toda carreira, ele soma 18 títulos no saibro. 

 

O espanhol também era, até então, o mais velho tenista a vencer o torneio em Paris na era aberta, posto que agora também é de Djokovic. 

 

Rafael Nadal foi campeão no ano passado com 36 anos e 2 dias. Já Djokovic chegou aos 36 anos e 20 dias neste domingo (11).