Carlos Alcaraz deu mais um passo em busca do bicampeonato do Rio Open nesta quinta-feira. No duelo contra o Italiano Fabio Fognini, pelas oitavas de final, o tenista espanhol perdeu o primeiro set, mas se recuperou na partida e conseguiu a virada. Após 2 horas e 47 minutos de jogo, o número 2 do mundo venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/2 e 6/4.
Nas quartas de final, Alcaraz enfrentará o vencedor entre os sérvios Laslo Dere e Dusan Lajovic, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira. O espanhol conhece os dois possíveis adversários. Na última semana, o jovem derrotou ambos em sua campanha campeã do Aberto de Buenos Aires, na Argentina.
Os outros três confrontos das quartas de final do Rio Open já haviam sido definidos. O argentino Sebastián Báez, que bateu o brasileiro Thomaz Bellucci na última fase, derrotou o peruano Juan Pablo Varillas. O vencedor enfrentará outro sul-americano nas quartas, o chileno Nicolás Jarry, que eliminou o espanhol Pedro Martínez.
Além de Alcaraz, outros dois espanhóis garantiram o avanço. Bernabe Zapata Miralles bateu o argentino Francisco Cerúndolo, enquanto Albert Ramos Viñolas venceu contra o colombiano Daniel Elahi Galán. Ambos se enfrentarão na quinta-feira.
Na última quinta-feira, o britânico Cameron Norrie, cabeça de chave número 2, já havia cravado seu avanço para as quartas, assim como o boliviano Hugo Dellien. O primeiro bateu o brasileiro Thiago Monteiro, enquanto o segundo eliminou o eslovaco Alex Molcan.