O brasileiro Thiago Monteiro estreou com vitória no US Open. Nessa segunda-feira (29/8), o tenista venceu o eslovaco Alex Molcan na mesma quadra em que, pouco antes, Beatriz Haddad Maia também havia triunfado. Com isso, o dia ficou marcado por ótimos resultados para o Brasil.
O Jogo
Diante do 40º do ranking, o cearense - 67º - venceu o primeiro set por 6/4, cedendo somente quatro pontos quando teve os serviços. Assim, ele abriu a disputa na frente.
No segundo set, Thiago Monteiro também saiu na frente e parecia encaminhar a vitória por 2 sets a 0 quando abriu vantagem de 3/0. No entanto, Molcan cresceu no duelo e venceu a parcial por 6/4.
A situação do terceiro set foi o inverso. Monteiro saiu atrás e chegou a perder por 2/0. A reação veio após virar um 15-40 e, assim, o brasileiro não só empatou como virou e saiu com vitória por 6/4.
O quarto set ficou marcado pelos bons saques de Monteiro. Com cinco aces apenas no último set, o brasileiro fechou a disputa com 13 no total. Assim, ele venceu por 6/1 e estreou na competição com vitória conquistada em duelo de 2h39.
Após o jogo, Thiago Monteiro se mostrou satisfeito com a atuação.
"Foi uma partida muito positiva. Muito feliz pela vitória e também pela capacidade mental que apresentei no jogo inteiro. Isso mostra uma evolução nessa parte. Era um jogo muito complicado contra um cara muito sólido e que tinha feito uma boa campanha aqui no ano passado, então precisei ficar focado", disse o brasileiro.
"Apesar de ter deixado escapar o segundo set, eu sabia que era necessário me tranquilizar e que estava dominando a maioria dos rallies.", explicou o tenista.
"Consegui usar muito bem o meu saque hoje e também fui agressivo nos momento em que precisei ser, além de ter aproveitado as minhas chances. Tive momento complicados, mas me mantive firme. Aí acho que ele baixou um pouco e eu fui conseguindo ficar cada vez mais consistente", analisou.
Próximo confronto
Aos 28 anos, Monteiro conquistou sua sétima vitória da carreira em um Grand Slam. No US Open, porém, é o primeiro triunfo após perder em suas últimas quatro participações, em 2017, 2019, 2020 e 2021.
Agora, Monteiro encara o russo Karen Khachanov, que passou pelo americano Denis Kudla na estreia, com parciais de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/2. Khachanov é o 31º do ranking e já venceu Thiago Monteiro nas duas vezes em que se enfrentaram, sendo uma na atual temporada, no saibro de Belgrado.
"O próximo jogo vai duro. O Khachanov é um cara que vem muito bem também. É seguir confiante, acreditando e usar amanhã para ajustar as coisas que não fiz tão bem e me preparar", projetou Monteiro.