Quase mil dias depois, a Seleção Brasileira voltará a jogar em Belo Horizonte. A memória mais recente é positiva: vitória por 2 a 0 sobre a arquirrival Argentina na semifinal da Copa América, em 2 de julho de 2019. Mas a hora, agora, é de olhar para frente. Com o Mundial do Catar cada vez mais próximo, o técnico Tite faz os últimos testes na busca pelo hexa. E o adversário da vez é o Paraguai, pela 16ª rodada das Eliminatórias. A bola rola nesta terça-feira, às 21h30, no Mineirão.
Na Toca da Raposa, Seleção fecha treinos para enfrentar o Paraguai
Já garantido na Copa do Mundo, o Brasil é o líder da classificatória, com 36 pontos - quatro a mais que a segunda colocada Argentina. No Mineirão, vai defender uma campanha quase perfeita. São 11 vitórias, três empates e nenhuma derrota nos 14 jogos disputados. O aproveitamento superior a 85% credencia o time na luta pelo título no fim do ano, mas, para Tite, ainda falta.
O técnico quer utilizar as rodadas restantes das Eliminatórias para fazer testes e resolver as últimas dúvidas para a convocação final. Na última entrevista coletiva antes da partida em Belo Horizonte, prometeu apostar na juventude diante do público. "Quando se sente apoiado e incentivado, e falo do atleta e comissão, a possibilidade de desempenho é melhor. Quando vai a local que abraça e incentiva, ele rende melhor. É uma forma de a equipe e de esses jovens - e vão ser bastante jovens - se sentirem confiantes".
Torcida
A Seleção Brasileira contará com o apoio da torcida mineira. Mesmo com o avanço da COVID-19 em BH, o Mineirão terá capacidade máxima à disposição. Até a véspera do jogo, cerca de 40 mil dos 61.311 ingressos colocados à venda foram comercializados. O protocolo sanitário exige que os torcedores apresentem certificado vacinal completo e teste negativo na entrada ao estádio.
Veja os detalhes do protocolo sanitário:
- Apresentar o voucher do ingresso digital (smartphone) ou impresso;
- Esquema vacinal completo (duas doses ou dose única da vacina Janssen + 14 dias), e teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR, ou Teste rápido de antígeno realizado até 72 horas antes do ingresso no estabelecimento;
- Aqueles que tiverem apenas uma dose de vacina por efeito do calendário do PNI (Programa Nacional de Imunização) e para os não elegíveis na faixa etária para vacinação no estado de origem, poderão ter acesso ao estabelecimento apresentando o teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR ou Teste rápido de realizado até 72 horas antes do ingresso no estabelecimento;
- Utilizar máscara a todo momento (obrigatoriamente cobrindo boca e nariz) preferencialmente a N95, PFF2 ou máscara cirúrgica. Se o torcedor optar por utilizar máscara de tecido, deve utilizá-la em conjunto com a máscara cirúrgica;
- A ausência de apresentação do comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina ou do teste válido e impresso, nos termos da PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0332/2021, IMPOSSIBILITA a entrada no estádio e esplanada e não gera direito à restituição de valores;
- Diante do tempo necessário para conferência dos testes e a fim de evitar aglomerações nos portões de acesso, pedimos aos torcedores que entrem no estádio com a máxima antecedência possível;
- O voucher do ingresso dá acesso apenas pelo portão indicado e somente uma vez;
- O torcedor se compromete a comunicar à organização caso venha a apresentar quadro clínico que seja compatível com Covid-19 e/ou exame positivo para a doença, no prazo de quatorze dias após a realização do evento.
Retrospecto
Será a 28ª vez da Seleção Brasileira no Mineirão. Desde a estreia, em 1965, até a partida mais recente, em 2019, foram 18 vitórias, seis empates, três derrotas, 56 gols marcados e 30 sofridos. O jogo mais emblemático no estádio foi a histórica goleada por 7 a 1 aplicada pela Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014.
Mudanças
Tite prometeu um time com muitos jovens. A tendência, porém, é que o treinador mande um time repleto de jogadores experientes. A começar pelo lateral-direito Daniel Alves, de 38 anos, que será o capitão contra o Paraguai. O atleta do Barcelona substitui o suspenso Emerson Royal, ex-Atlético, que foi expulso no empate por 1 a 1 com o Equador, na última quinta.
O técnico do Brasil testou, ainda, outras cinco alterações em relação ao time titular da partida em Quito. No gol, Ederson entra no lugar de Alisson. Na zaga, o suspenso Éder Militão será substituído por Thiago Silva. Na ala esquerda, Alex Sandro, com COVID-19, está fora; Alex Telles ganha a posição.
As duas outras mudanças são no meio-campo. Casemiro e o ex-atleticano Fred dão lugar a Fabinho e Lucas Paquetá, que cumpriram suspensão diante do Equador. O restante do time - Marquinhos, Philippe Coutinho, Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha - é o mesmo da última quinta-feira.
O adversário
A Seleção Paraguaia é a penúltima colocada das Eliminatórias, com apenas 13 pontos em 15 jogos, e tem chances remotas de classificação para a Copa do Mundo. "A partida contra o Brasil é a qual onde se tem a maior exigência que se pode existir no mundo. Não é o momento de fazer testes. O importante é tentar somar pontos", afirmou o técnico argentino Guillermo Barros Schelotto, que assumiu o comando no fim do ano passado no lugar do compatriota Eduardo Berizzo.
O jogo no Mineirão também é visto como uma oportunidade de fazer história. Afinal, o Paraguai nunca venceu o Brasil, na condição de visitante, nas Eliminatórias. São oito jogos, com seis derrotas e dois empates.
Do elenco albirrojo, o zagueiro Junior Alonso, multicampeão pelo Atlético e atualmente no Krasnodar, da Rússia, é quem melhor conhece o estádio do jogo. Ele deverá ser o capitão da equipe na busca pela primeira vitória sobre o Brasil.
BRASIL X PARAGUAI
Brasil
Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Telles; Fabinho, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho; Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha
Técnico: Tite
Paraguai
Antony Silva; Escobar, Fabián Balbuena, Junior Alonso e Arzamendia (Héctor David Martínez); Richard Sánchez, Ojeda e Mathías Villasanti (Cristhian Paredes); Almirón, Carlos González e Sanabria
Técnico: Guillermo Barros Schelotto
Motivo: 16ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar (2022)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Patricio Loustau (ARG)
Saiba mais
- Com seis mudanças, Tite define Brasil para enfrentar Paraguai, no Mineirão
- Volta aos estádios: Galvão estará no Mineirão para narrar Brasil x Paraguai
- Dani Alves será titular e capitão do Brasil contra o Paraguai, no Mineirão
- Alex Sandro testa positivo para COVID-19 e desfalcará Brasil no Mineirão
- Tite relembra 'insucesso' no Atlético e afirma ter dívida com o clube
- Brasil x Paraguai: torcedor poderá usar passaporte de vacinação no Mineirão
- Torcedores se empolgam com a Seleção em BH, mas relatam altos gastos
- Na Toca da Raposa, Seleção fecha treinos para enfrentar o Paraguai
- Brasil x Paraguai no Mineirão: ingressos, transporte e protocolo sanitário