Stephan Bonnar (esquerda) e Forrest Griffin comemoram após a luta, mas o segundo terminou duelo vencedor (Foto: Reprodução/Getty Images)


O UFC não era a maior organização de MMA do mundo até o surgimento do reality show The Ultimate Fighter, que premiava o campeão com um contrato no Ultimate. A ideia de criar o TUF alavancou o Ultimate após uma grande luta exibida ao vivo para os norte-americanos: Stephan Bonnar x Forrest Griffin, vencida pelo segundo por decisão unânime. A luta aconteceu há exatos dez anos, consagrou uma geração e iniciou o domínio do Ultimate.



A final da categoria dos meio-pesados do TUF 1 teve audiência de 1.9 (12 milhões de pessoas) na TV dos Estados Unidos e foi considerada um sucesso. A partir dali, todos passaram a almejar um contrato com o UFC. Tudo por causa da luta espetacular entre Bonnar e Griffin, que foi aplaudida de pé por todos que estavam no Cox Pavilion, em Paradise, em Nevada.

Entre os fãs estavam Dana White, Chuck Liddell e Randy Couture. Os três aplaudiram bastante a guerra no octógono do UFC e vibraram bastante com o combate.

A importância desta luta para o UFC é tão grande que os dois lutadores foram incluídos no Hall da Fama do Ultimate no dia 6 de julho de 2013. O duelo é creditado por Dana White como a luta mais importante da história do UFC.

A luta entre Griffin e Bonnar foi eleita a melhor de 2005 em todo o mundo. E o Superesportes relembra o combate com o vídeo completo da luta e uma galeria com grandes fotos do duelo.

Embed