Dan Henderson usou estratégia, levou luta para chão e venceu Belfort no Pride 32, em Las Vegas (Foto: Sherdog.com)


A seção Lutas Históricas desta semana relembra o duelo entre verdadeiros 'dinossauros' do MMA. Em outubro de 2006, Vitor Belfort e Dan Henderson se enfrentaram na edição 32 do saudoso Pride, realizada em Las Vegas. O norte-americano foi melhor nos três rounds do combate e venceu por decisão unânime. Após a derrota, o 'Fenômeno' acabou flagrado no exame antidoping com nível de testosterona acima do permitido e foi suspenso por nove meses pela Comissão Atlética de Nevada.



Sete anos depois da luta, Belfort tem a chance de dar o troco a Henderson. Em momentos distintos, os veteranos disputam a aguardada revanche neste sábado, no UFC Fight Night 32, em Goiânia. Desta vez, o duelo será realizado na categoria meio-pesado, com cinco rounds previstos.

A luta -
O primeiro round foi marcado por uma eletrizante disputa no chão. Hendo conseguiu derrubar o adversário logo no início, permaneceu por cima e aplicou alguns golpes. No entanto, Belfort escapou, entrou na guarda do rival e tentou aplicar um triângulo. O norte-americano dominou o restante do assalto e somou pontos com golpes no ground and pound, além de quase encaixar uma guilhotina.

Dan Henderson manteve a estratégia no segundo round. Belfort não conseguiu se defender do jogo de quedas do rival e acabou castigado no ground and pound. Os minutos seguintes foram pouco emocionantes. O árbitro reiniciou o combate algumas vezes por falta de ação dos lutadores. Hendo botou Vitor mais uma vez para baixo antes do encerramento do round.



A trocação franca inaugurou o terceiro round. Apesar da expectativa da troca incessante de golpes, Dan Henderson não mudou a estratégia e levou a luta para o chão novamente. Vitor Belfort ainda conseguiu inverter a posição, mas, visivelmente cansado, sofreu a reviravolta. Hendo, também desgastado, se manteve por cima no minuto final da luta, garantiu pontos e confirmou a vitória por decisão unanime dos juízes.

ASSISTA À LUTA COMPLETA ENTRE BELFORT E HENDERSON
Embed


Belfort e Hendo nos dias atuais
Ex-campeão dos pesados e dos meio-pesados do UFC, Vitor Belfort vem de quatro triunfos consecutivos no peso-médio, razão pela qual reivindicou a uma chance de lutar pelo cinturão da categoria. O 'Fenômeno' recusou lutas contra adversários da mesma divisão e garantiu que, entre os médios, só volta a lutar pelo título. Para evitar a inatividade enquanto a oportunidade não chega, o brasileiro aceitou a revanche contra Henderson na categoria até 93 quilos.

Dan Henderson vive situação oposta. O veterano de 43 anos perdeu as duas últimas lutas, para Lyoto Machida e Rashad Evans, ambas por decisão dividida. Ex-campeão do extinto Strikeforce no peso-médio e no meio-pesado, o norte-americano, que também ganhou o cinturão do Pride como meio-médio e médio, perdeu a oportunidade de voltar a disputar o título de sua categoria no UFC devido aos últimos resultados. Atualmente, Hendo é o sexto colocado da divisão.

Georges St. Pierre x Matt Serra
Na próxima semana, a seção Lutas Históricas relembra os duelos entre Georges St. Pierre e Matt Serra, pelo cinturão dos meio-médios do UFC.