'Dragão' Lyoto Machida comemora conquista do cinturão dos meio-pesados no UFC 98, em Las Vegas (Foto: UFC/Divulgação)


Na semana do UFC Fight Night 30, a seção Lutas Históricas relembra o grande momento da carreira da principal atração do evento em Manchester: Lyoto Machida. Em 2009, o Dragão travou memorável duelo contra Rashad Evans pelo cinturão dos meio-pesados, no UFC 98, em Las Vegas. Na condição de desafiante, o brasileiro nocauteou ‘Suga’ de forma avassaladora, com uma impressionante sessão de golpes, e conquistou o título da categoria.



A disputa do cinturão dos meio-pesados tinha frente a frente dois lutadores invictos. Lyoto vinha de 14 vitórias, mesmo recorde de Evans. O norte-americano defenderia o título pela primeira vez, depois de superar o campeão anterior, Forrest Griffin. E o local escolhido para o confronto foi a badalada MGM Grand Garden Arena, em Vegas.

Lyoto Machida teve uma performance incrível na luta. Após início estudado no primeiro round, o Dragão apostou no contra-ataque, evitou os golpes do adversário e conseguiu um knockdown. No segundo round, Machida esperou o momento certo para abandonar a estratégia defensiva e desferir uma impressionante sessão de golpes. Foram 23 segundos de um verdadeiro castigo ao campeão, que não resistiu e desabou no octógono: nocaute e novo dono do cinturão dos meio-pesados!

ASSISTA À LUTA COMPLETA ENTRE MACHIDA E EVANS
Embed


Na primeira defesa de título, no mesmo ano, Lyoto Machida teve êxito diante de Mauricio Shogun e venceu por decisão unânime. Porém, na revanche, disputada em 2010, o curitibano tirou o cinturão e a invencibilidade do Dragão com nocaute no primeiro round. Machida voltou a disputar o título em 2011, contra o temido Jon Jones, mas acabou finalizado. Ex-desafiante número 1 da categoria, paraense estava prestes a ganhar um novo title shot. No entanto, perdeu para Phil Davis no UFC 163, no Rio de Janeiro, e preferiu mudar de divisão.

A estréia de Lyoto Machida na categoria peso médio será neste sábado, no UFC Fight Night 30, em Manchester. Com estilo de luta contestado e em busca de reafirmação, o carateca enfrenta Mark Muñoz na luta principal do evento.



Rashad Evans também teve outra oportunidade de disputar o título. Em 2012, o ‘Suga’ também tentou tomar o cinturão de Jon Jones, mas perdeu o duelo por decisão unânime. Embalado pela vitória sobre Dan Henderson, Evans tem luta marcada no UFC 168, em 16 de novembro, contra o falastrão Chael Sonnen.

Fedor x Minotauro

Na próxima semana, a seção Lutas Históricas relembra a grande luta entre Fedor Emelianenko e Rodrigo Minotauro, em 2004, pelo saudoso Pride.


Tags: #celular