O UFC 157, neste sábado, no Honda Center, em Anaheim, entrará para a história da maior organização de MMA do mundo. Pela primeira vez, duas mulheres vão se enfrentar no Ultimate Fighting Championship. E não será um duelo qualquer, já que envolverá um dos nomes em evidência nas artes marciais mistas, Ronda Rousey, e ainda representará a disputa do cinturão do peso pena feminino.
O UFC 157 tem horário de início previsto para as 20h30 deste sábado, de Brasília, e o evento terá cobertura completa do Superesportes. Serão 12 lutas no total, sendo cinco pelo card principal e mais sete no preliminar. O destaque fica por conta de Ronda Rousey, que defenderá o cinturão do peso pena, e a desafiante Liz Carmouche, disposta a estragar a ‘festa’ e a badalação em torno da musa.
Campeã do extinto Strikeforce, Ronda Rousey foi contratada pelo UFC com status de nova estrela do esporte. E logo em sua apresentação à imprensa, em novembro do ano passado, ela já ganhou o cinturão da categoria peso galo, recém-criada para abrigar a primeira divisão de mulheres da história da organização.
Medalhista de bronze no judô nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a norte-americana Ronda Rousey, de 26 anos, é a grande esperança do UFC para alavancar o MMA feminino na organização. Tanto que o presidente do Ultimate, Dana White, em entrevista à imprensa, destacou o interesse dos fãs e de toda a mídia na campeã, ainda invicta na carreira, com seis vitórias em seis lutas.
Mas a dona do cinturão se mostrou alheia à badalação na mídia. Focada na primeira adversária pelo UFC, Ronda avisou que só se sentirá merecedora do título com um triunfo convincente na estreia. “Algumas acham que eu não mereço o cinturão e até concordo com elas. Só vou me considerar campeã quando ganhar a luta no octógono”, reiterou a musa, especialista na chave de braço e que pretende impor o seu principal estilo na luta.
Já a desafiante disse que não se sente intimidada em enfrentar a nova estrela do MMA. E, mesmo se considerando ‘azarã’, se mostrou confiante em uma surpresa em Anaheim. “A Ronda é que vai defender o título e terá que fazer o que todos esperam. Eu vou entrar como azarã e não há pressão sobre mim, e sim em Ronda”, enfatizou Liz Carmouche, 28 anos, com cartel de oito vitórias e duas derrotas na carreira.
Futuro desafiante
Mas não só da estreia das mulheres viverá o UFC 157. Um dos brasileiros escalados para o evento, Lyoto Machida fará a luta co-principal, diante do veterano Dan Henderson. E Dana White já anunciou que o vencedor será o próximo desafiante na categoria meio-pesado, enfrentando o ganhador de Jon Jones x Chael Sonnen – eles vão se encarar no duelo dos treinadores do The Ultimate Fighter 17, em abril, em Nova Jersey.
O UFC 157 terá mais um brasileiro, que vai abrir o card preliminar. Yuri Villefort, de 21 anos e natural de Brasília, estreará diante de Nah-Shon Burrel, pelos meio-médios. Villefort, que treina na equipe Blaczillians, a mesma de Rashad Evans e Vitor Belfort, na Flórida, pretende começar de forma positiva a trajetória na organização.
UFC 157
Sábado, 23 de fevereiro
Ronda Center, Anaheim, Califórnia
Card principal
Ronda Rousey x Liz Carmouche – pelo cinturão do peso galo feminino
Dan Henderson x Lyoto Machida
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Court McGee x Josh Neer
Josh Koscheck x Robbie Lawler
Card preliminar
Lavar Johnson x Brendan Schaub
Mike Chiesa x Anton Kuivanen
Dennis Bermudez x Matt Grice
Caros Fodor x Sam Stout
Brock Jardine x Kenny Robertson
Neil Magnv x Jon Manley
Nah-Shon Burrell x Yuri Villefort