O ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes foi condenado a 109 anos de prisão por estupro de vulnerável contra quatro vítimas. A medida foi imposta nesta terça-feira após o julgamento na 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, segundo informações do GE.
A decisão tomada no julgamento ainda cabe recurso. O ex-técnico Fernando foi denunciado pelo Ministério Público nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas).
Fernando foi afastado do cargo da Seleção Brasileira de ginástica no dia 14 de julho de 2016, um mês antes dos Jogos Rio-2016, logo após um menino de 13 anos revelar aos pais os abusos que vinha sofrendo do técnico durante treinamentos.
A situação se intensificou ainda mais quando o "Fantástico" trouxe o caso à tona no programa. Após a matéria ir ao ar, inúmeras denúncias começaram a aparecer sobre abusos sexuais. Ao todo, foram 42 revelações de assédio.
Em março de 2019, Fernando foi banido da ginástica em julgamento realizado no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica). A pena foi aplicada de forma unânime e houve aplicação de punições máximas por quatro vezes (uma em relação a cada atleta vítima denunciante).