Enquanto a terceira e decisiva etapa do STU National não chega, daqui a menos de três semanas, no Recife (PE), quando os campeões nacionais do Street e do Park serão conhecidos, o skate dá o seu rolê em outras pistas. Neste fim de semana, no Layback Park de Belo Horizonte, foi realizada a abertura da temporada 2022 do Mini Ramp Pro Attack. E quem levou o título da primeira etapa foi o atual campeão, Luiz Francisco, o Luizinho.
E não bastasse a conquista, ele ainda teve a seu lado no pódio o irmão André Mariano, o Minhoca, que terminou em segundo, com uma nota também muito alta: 92,39 a 90,24. "Na próxima etapa a gente volta a conversar", brincou Minhoca. "O que vale é que foi uma vitória em família ", devolveu Luizinho. O terceiro lugar ficou com Matheus Mello, com um 88,52.
E o mais difícil nesta primeira etapa foi ser juiz, porque o nível foi realmente muito alto. Segundo a turma que analisa as linhas e dá as notas, foi uma semifinal bem pesada, como se diz na linguagem do skate. O domingo começou com as baterias das semifinais, e quem se classificou com a maior nota para a decisão foi Matheus Hiroshi, com um 89,41. Ele e outros seis se juntaram ao atleta olímpico Pedro Barros, que passou em primeiro nas eliminatórias de sábado e se garantiu direto na final.
Luizinho, por ter sido o campeão de 2021, não precisou disputar a fase classificatória e iniciou direto das semifinais. Na transmissão, um dos comentaristas dos canais STU, que passou o evento ao vivo, chegou a dizer que o skatista de Lorena (SP) precisa tirar um brevê de piloto de tanto que está voando. Impressiona a altura que ele atingia numa pista em que não se consegue tirar tanta velocidade.
"Na verdade, todos nos divertimos muito aqui. Cada um entra ali para fazer o seu melhor e também torcer pelo outro. Tudo pelo skate. No fim, naquele suspense do Paulinho para divulgar as notas, a minha acabou sendo a maior e fiz esse pódio ao lado do meu irmão. Estou muito feliz por mim e por ele. Ficou tudo em casa", declarou Luizinho, que, nas duas etapas do Mini Ramp Pro Attack 2021, ganhou uma, foi vice na outra e garantiu o título no geral.
A segunda etapa do Mini Ramp Pro Attack será realizada na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de outubro, e a terceira, fechando o calendário, acontecerá no Festival STU, no Vale do Paraíba, em São Paulo, de 3 a 4 de dezembro.
Classificação final:
1 - Luiz Francisco - 92,39
2 - André Mariano - 90,24
3 - Matheus Mello - 88,52
4 - Matheus Hiroshi - 86,40
5 - Pedro Barros - 84,81
6 - Micael dos Passos - 84,07
7 - Wesley Alves - 82,44
8 - Hugo Montezuma - 81,32