Juliano Strutzki, diretor de tênis de mesa do Ginástico e vencedor do Challenger da Sogipa, no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)



Uma das forças do basquete mineiro, o Ginástico começa a fazer história em outra modalidade esportiva: o tênis de mesa. Um projeto que teve início em setembro de 2020, e que foi interrompido de janeiro a março, por causa da pandemia do COVID-19, já mostra resultados. O clube conquistou o título mineiro de 2021 e teve duas conquistas nacionais: Copa Brasil, no Rio de Janeiro, categoria pré-mirim, e o Challenger da Sogipa, no Rio Grande do Sul, no master, no último fim de semana.



Pódio do Challenger Nacional de Tênis de Mesa de Porto Alegre; Juliano Strutzki na primeira posição (Foto: Divulgação)



Foi com o diretor de tênis de mesa do Ginástico, Juliano Strutzki, de 48 anos, que veio a conquista do master, na categoria Absoluto F. Ele ainda foi terceiro colocado na categoria veterano. "A importância maior é que o Ginástico está pontuando no ranking nacional. São quatro os níveis de competição no Brasil. Primeiro, o Brasileiro. Em segundo, a Copa Brasil. Terceiro, o Challenger, e em quarto, os regionais."

Juliano, também conhecido como Gaúcho, foi o único representante do Ginástico na competição no Rio Grande do Sul. "Foram dois dias de competições duras e um resultado a ser festejado."

Projeto vencedor


"Gaúcho" não era praticante de tênis de mesa. Foi por causa de uma contusão que ele descobriu o esporte. "Eu não poderia mais fazer certos tipos de esforço. Mas minha paixão pelo esporte é grande. Resolvi experimentar o tênis de mesa e gostei. Foi então que resolvi apresentar para o Ginástico, clube do qual sou associado, um projeto e assim tudo começou".




Em setembro, começou a montagem do espaço do tênis de mesa no clube. Ocupou-se o local onde existia uma academia de ginástica. "Fizemos uma parceria com uma academia de tênis, a 3600 TT, que eu conhecia. Eles têm o know how do esporte. Aí, foi criado o espaço, que tem como principal objetivo a formação de novos atletas. Temos hoje 25 meninos e meninas entre sete e 10 anos."

O investimento já mostrou resultados, pois um dos novos atletas, João Ribeiro, de apenas 7 anos, foi o campeão da Copa Brasil, disputada em julho, na Arena Olímpica, no Rio de Janeiro. Foi a primeira competição oficial do novo clube de tênis de mesa.

Em agosto, o Ginástico sediou o Campeonato Mineiro e ficou com o título de supercampeão pré-mirim. "Isso mostra que o trabalho está bem feito. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse trabalho do desenvolvimento do tênis de mesa", disse Juliano, o Gaúcho.