Maurício Barbieri não é mais técnico do Vasco. O treinador não resistiu à derrota para o Goiás, nesta quinta-feira (22), em São Januário, e foi demitido do Cruz-Maltino. O Vasco faz um começo de Campeonato Brasileiro péssimo e vem de dez jogos sem vencer, sendo seis derrotas seguidas. A informação foi publicada inicialmente pelo Lance! e confirmada pelo Superesportes.
Barbieri já vinha sendo pressionado há algumas semanas, mas a diretoria do Vasco defendia a continuidade do trabalho. Há três semanas, depois da derrota para o Fortaleza, o diretor de futebol Paulo Bracks chegou a conceder uma coletiva de imprensa para reforçar a "total confiança" no trabalho do treinador.
A passagem de Barbieri do Vasco
Contratado ainda no fim de 2022, Maurício Barbieri comandou o Vasco em 26 jogos oficiais na atual temporada. Foram nove vitórias, seis empates e onze derrotas, o que corresponde a apenas 42,3% de aproveitamento. O Vasco caiu na semifinal do Campeonato Carioca para o Flamengo e na segunda fase da Copa do Brasil para o ABC, em pleno São Januário.
Barbieri deixa o Vasco na 19ª colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas seis pontos conquistados em onze jogos. Na competição, o aproveitamento é de apenas 18%. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino enfrenta o Cuiabá, na segunda-feira (26), também em São Januário. O time está seis pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o próprio Cuiabá.
Tensão em São Januário
Além da queda de Barbieri do comando, a noite do Vasco também foi marcada pela fúria de sua torcida. Após a derrota para o Goiás, sinalizadores e outros objetos foram arremessados no gramado da Colina.
Os jogadores precisaram pular as placas de publicidade para escapar da confusão. Alguns torcedores ainda tentavam acalmar os mais exaltados, mas sem sucesso. A polícia militar, por sua vez, atirou bombas de balas de borrada em direção as arquibancadas e camarotes do estádio.