O Vasco pode ter mais problemas além da derrota para o Santos, no último domingo. O árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) relatou na súmula da partida dois episódios de arremesso de objetos no gramado de São Januário por parte de torcedores vascaínos. Caso seja denunciado no STJD o clube pode ser punido com multa e até perda de mando de campo.
De acordo com o árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima, aos 54 minutos do 2º tempo, torcedores do Vasco arremessaram copos na direção do banco de reservas do Santos. Ainda segundo o juiz, após o fim da partida "foram arremessados vários objetos no campo de jogo". Rodrigo José cita ainda um chinelo que caiu na frente do monitor do VAR.
O árbitro, no entanto, ressaltou que nas duas ocasiões, ninguém foi atingido pelos objetos arremessados.
O Vasco pode ser denunciado pela Procuradoria do STJD no artigo 213 - III do CBJD, que fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo". Como pena, o clube pode receber multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
No entanto, o Vasco ainda pode ser enquadradado no parágrafo 1º do artigo 213, que fala sobre "quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo". Nesse caso, o clube pode ser punido com a perda do mando de campo de uma a dez partidas.
O árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima teve atuação muito criticada no último domingo, em São Januário. A diretoria do Vasco reclamou de três possíveis pênaltis não marcados para o time da casa. Nesta segunda, o clube vai acionar o STJD e fazer uma reclamação formal contra o árbitro.