Vasco ainda não venceu jogando como mandante (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)


 
Vasco foi derrotado pelo Santos, no último domingo, e completou cinco jogos sem vencer neste começo de Campeonato Brasileiro. Para piorar a situação, três destas partidas foram como mandante, o que costumava ser um ponto forte histórico do clube. E, com essa sequência de resultados, o Vasco já flerta com a zona de rebaixamento da competição: é o 16º colocado.




Até aqui, o Vasco teve duas derrotas e um empate como mandante no Campeonato Brasileiro. Curiosamente, as duas derrotas foram em São Januário. A última delas, neste domingo, para o Santos - antes, havia perdido para o Bahia. O empate aconteceu no clássico com o Palmeiras, no Maracanã.

São Januário não é conhecico como "Caldeirão" e "território hostil" à toa. Historicamente, o Vasco faz boas campanhas como mandante. Na Série B de 2022, por exemplo, o  time cruz-maltino teve apenas uma derrota jogando em casa. De resto, foram 12 vitórias e seis empates.

Mesmo em momentos de crise, a torcida costuma abraçar o time e apoiar o Vasco em todos jogos. No entanto, em algumas ocasiões, a insatisfação com a equipe é tão grande que o território parece ser hostil aos prórpios jogadores e treinadores. Na derrota por 1 a 0 para o Santos, o técnico Maurício Barbieri foi muito xingado e vaiado. Já os jogadores deixaram o campo sob os gritos de "time sem-vergonha".



 
 
 

'Ambiente hostil' aos jogadores do Vasco 


Depois da partida contra o Santos, o próprio Barbieri falou sobre a situação o momento de pressão que o time vive. Para ele, só os resultados podem amenizar o clima.

- Está até escrito nos muros do estádio: "São Januário é um ambiente hostil". E em alguns momentos o ambiente está mais hostil a nós mesmos que aos adversários. Mas só vamos reverter isso com resultados positivos. É manter o nosso foco, concentração, naquilo que a gente pode fazer que é buscar resultados positivos aqui dentro e, com certeza, o ambiente vai voltar a nosso favor - disse o técnico.
 
Com apenas um ponto conquistado em casa, o Vasco tem a terceira pior campanha como mandante até aqui no Brasileiro. Apenas Cuiabá e América-MG têm números piores neste quesito no Brasileirão.
 
No geral, com o última derrota, o cruz-maltino parou nos seis pontos e, agora, é o 16º colocado, o primeiro time fora da zona de rebaixamento e com apenas um ponto a mais que o Corinthians.