O Vasco tem uma joia nas sua base. Apesar de já ter estreado como profissional, o atacante Rayan, de 16 anos, ainda passa pela transição das categorias inferiores para o time principal. Apesar da grande expectativa, o Cruz-Maltino evita pular etapas com o atacante. Por isso, o garoto ainda vem atuando pelo time sub-17 do Vasco.
Já considerado uma promessa desde novo, Rayan assinou o primeiro contrato profissional em dezembro de 2022. O vínculo tem uma multa rescisória de 80 milhões de euros (R$ 443 milhões, na cotação atual) e vai até o fim de 2025. Ao entrar em campo contra o Audax, pelo Campeonato Carioca deste ano, Rayan se tornou o jogador mais jovem a atuar profissionalmente pelo Vasco no século 21.
Como está a transição de Rayan no Vasco
Rayan fez dois jogos como profissional do Vasco durante o Campeonato Carioca. Ele seguiu treinando com o time principal antes de embarcar para o Sul-Americano Sub-17, no Equador, em abril. Ele foi um dos destaques da competição e um dos artilheiros, com cinco gols, ao lado de Kauã Elias, do Fluminense.
No entanto, no seu retorno ao Vasco, no fim de abril, ele voltou para o time sub-17. À princípio, ele voltaria apenas para os confrontos contra o Flamengo pelas oitavas de final da Copa do Brasil da categoria e retornaria para o profissional. Inclusive, ele fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Rubro-Negro na última quarta-feira, na Gávea, e ajudou a levar o time para as quartas de final. Mas ele foi reintegrado e vai permanecer, ao menos por enquanto, na categoria da sua idade.
Mas o Vasco não descarta que ele volte a treinar com o profissional e "desça" para atuar tanto com o sub-17 como com o sub-20. Ele será constantemente avaliado pelas comissões técnicas e dirigentes da base e do time principal. O clube considera que ele vai passar pela transição normalmente, sem pular etapas.
Barcelona monitora situação de Rayan
Em 2022, quando ainda tinha 15 anos, Rayan, que é filho do ex-zagueiro Valkmar e vascaíno desde pequeno, já virou notícia na imprensa estrangeira. O "Sport", da Espanha, noticiou que o Barcelona estaria monitorando o garoto por indicação do ex-jogador e hoje empresário Deco. O clube catalão já estaria de olho no atacante para a temporada 2024/25, quando ele completa 18 anos.