Após invencibilidade, Dorival Júnior amarga duas derrotas seguidas no São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Divulgação)

 
 
O São Paulo enfrenta o Tolima nesta quinta-feira (8), às 19h (horário de Brasília), no Morumbi, com muito mais em jogo do que a classificação no Grupo D da Sul-Americana. Para o Tricolor, a partida é uma chance de evitar uma turbulência às vésperas de um clássico pelo Brasileirão.



 
No domingo (11), às 16h (horário de Brasília), o São Paulo recebe o Palmeiras no Morumbi pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Vencer o Tolima nesta quinta significa dar fim a uma sequência de duas derrotas seguidas.
 

 
Um dos tropeços até terminou com vitória: o São Paulo perdeu por 3 a 1 para o Sport, mas garantiu nos pênaltis a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil uma semana atrás. No domingo passado, a equipe saiu na frente, mas cedeu a virada por 2 a 1 para o Grêmio na Arena. 
 
O técnico Dorival Júnior, claro, segue respaldado pela diretoria e não corre riscos de demissão. A avaliação é de que o trabalho do treinador mudou os rumos da temporada e possibilitou ao clube até sonhar com um título nesta temporada.



 
Mas chegar ao clássico em meio a uma possível série de três jogos sem vitórias aumenta a pressão e também o peso da partida contra o Palmeiras. E em caso de um tropeço no domingo, o clube começa a viver ares de instabilidade, justamente num momento de afirmação com Dorival.
 

 
Dorival vai do recorde às derrotas

 
Após viver a melhor arrancada de um técnico do São Paulo no Século 21 e alcançar 11 jogos de invencibilidade, Dorival Júnior viu a equipe perder dois jogos seguidos pela primeira vez em 2023. O Tricolor não fica três partidas sem vencer desde o final do ano passado.
 
A sequência ocorreu entre a 35ª e a 37ª rodadas do Brasileirão, com um empate e duas derrotas seguidas. Também em 2022, o Tricolor amargou quatro derrotas consecutivas em confrontos por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. 
 
O São Paulo é o líder do Grupo D da Sul-Americana com dez pontos. O Tricolor enfrenta o Tolima nesta quinta-feira (8), às 19h (horário de Brasília), no Morumbi, pela quinta rodada do Grupo D da competição.