São Paulo de Rafinha leva classificação como prova de maturidade do elenco (Foto: Iconsport)

 

São Paulo conheceu nesta quinta-feira (1) a sua primeira derrota após 12 jogos sob o comando de Dorival Júnior. O tropeço por 3 a 1 para o Sport no Morumbi no jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil obrigou a equipe a dar uma amostra de maturidade e cabeça fria para avançar nos pênaltis às quartas de final da competição. 




A reviravolta despertou uma sensação imediata de alívio, assim que Pablo Maia converteu a última cobrança e garantiu a vaga na próxima fase da competição. Passada a euforia, a avaliação interna se dividiu entre levar lições dos erros e valorizar a recuperação dos jogadores para a disputa das penalidades.
 
 
 
O contexto do jogo ajuda a entender por que a classificação é uma prova de maturidade da equipe. Após vencer a partida de ida por 2 a 0 na Ilha do Retiro, o São Paulo chegou a abrir o placar nesta quinta no Morumbi.
  
Gol após gol, a equipe viu o que parecia uma classificação garantida ficar bastante ameaçada pela virada por 3 a 1 do Sport. Assim que o apito final soou, a tensão era palpável no Morumbi. Mas os jogadores se fecharam ali mesmo no campo para retomar confiança para os pênaltis.



  
– Para vocês verem. Se emocionalmente os três gols tiveram consequência grande? Uma coisa não tem interferido na outra. O time esteve muito bem equilibrado. Todos acertaram as batidas com confiança – disse Dorival Júnior após a partida.
 
Dugout
 
 
Mas os erros da derrota não deixaram de afetar o ambiente do vestiário. O técnico revelou que os jogadores sentiram as falhas cometidas durante os 90 minutos. Mas o fato de a equipe ter superado as dificuldades acabou prevalecendo.
 
– O ambiente não foi o mais agradável. Porém, passamos de fase, estamos num outro momento entre os oito melhores da Copa do Brasil. Isso tem que ser valorizado. Era jogo de 180 minutos, passou. Com dificuldades? Passou. Podem ter certeza que esses erros não vão voltar a acontecer – ressaltou.  

Classificado, o São Paulo embolsa mais R$ 4,3 milhões e chega a um total de R$ 9,7 milhões em premiações na Copa do Brasil. A ewuipe agora aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário na competição.