Bastou Dorival Júnior chegar à sala de conferências para extravasar seu alívio com a classificação do São Paulo às quartas de final da Copa do Brasil. O treinador conduziu a entrevista coletiva com pitadas de bom humor após vencer o Sport nos pênaltis nesta quinta-feira (1), no Morumbi, pelo jogo da volta das oitavas de final.
O alívio tem a ver com o contexto. Após vencer a ida por 2 a 0 na Ilha do Retiro, o Tricolor saiu na frente e cedeu a virada por 3 a 1 diante da torcida nesta quinta.
Após se sentar diante do microfone, Dorival foi perguntado se estava aliviado. E respondeu de imediato com um palavrão: "P****". Ele logo emendou:
– Não me venham com perguntas difíceis, que eu passo para os universitários.
Em seguida, o treinador começou a responder a primeira pergunta, sobre fragilidades na bola aérea parada. Mas houve um problema técnico com o sistema de som. E o técncio reagiu com bom humor.
– Não somos só nós que temos problema na bola parada, não – disse, aos risos.
Mais sério para responder às perguntas, o treinador admitiu alívio com a classificação e também certa preocupação com os problemas na bola aérea.
– O alívio pela classificação. É um fato. O jogo foi decidido em duas partidas de 90 cada uma. Onde nós ganhamos a primeira e não fomos felizes na segudna. As bolas paradas realmente hoje não estávamos numa grande noite.
O treinador disse ainda que trabalhou pênaltis com seus jogadores mesmo com a vantagem no placar. Ele afirmou que tinha confiança de que Rafael pegaria ao menos duas cobranças. Mas uma foi suficiente para garantir a classificação.
– Trabalhamos. Principalmente ontem e anteontem. O jogador tem que ser alertado, porque tudo pode acontecer. Eu disse aos jogadores: que fizessem o que treinaram, que definissem e batessem com confiança. Eu acreditava que o Rafael pegaria no mínimo duas bolas. Foi feliz em uma delas, que foi suficiente para nossa classificação – ressaltou o técnico.
Classificado, o São Paulo aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu adversário nas quartas de final. O Tricolor volta a campo no próximo domingo (4), às 16h (horário de Brasília), quando enfrenta o Grêmio na Arena pela nona rodada do Brasileirão.