Dorival Júnior reclamou da sequência de jogos que as equipes enfrentam no Brasil (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)



Três dos quatro gols da vitória do São Paulo sobre o Vasco por 4 a 2, na noite deste sábado (20), no Morumbi, foram marcados por atletas formados em Cotia: Nestor, Beraldo e Juan. O fato não passou despercebido pelo técnico Dorival Júnior, ao enaltecer os garotos são-paulinos e o trabalho de base do clube.




– No último jogo, estivemos com cerca de 14 jogadores formados na base entre os relacionados. São números expressivos que mostram o excelente trabalho das categorias de base do São Paulo - avaliou o treinador.

Em várias oportunidades Dorival aproveitou para fazer duras críticas à sequência de partidas que as equipes enfrentam no Brasil, o que teria beneficiado o Vasco, segundo ele. 

– A tabela é terrível para todos. O Vasco teve tranquilidade para trabalhar por uma semana, e por isso tinha sempre uma chegada mais forte, uma jogada mais rápida. O Nestor, que se movimenta o tempo todo, teve um princípio de lesão. Vai acontecer a cada rodada - lamentou.




E é justamente à alta quantidade de partidas que Dorival Júnior atribui o motivo para realizar tantas mudanças na equipe – em relação à vitória contra o Sport, foram seis no time titular –, algo que continuará fazendo. 

– Busco sempre cinco ou seis alterações para dar uma oxigenada na equipe. Esse é nosso papel, aquilo que a gente pode fazer.  Teremos um jogo que será fundamental para nossa sequência na terça - disse o técnico, que avaliou o curto tempo de descanso para o elenco.

Show Player

 
 – Tivemos jogo na quarta, voltamos na quinta, chegamos em São Paulo às 23h, na sexta estávamos num treinamento curto para estar em campo. Amanhã sairemos às 2h e nos apresentaremos no aeroporto meia-noite. Chegaremos na tarde da segunda-feira para jogar na terça.




O próximo confronto do São Paulo, na terça (23), será contra o Puerto Cabello, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana, às 21h30 (horário de Brasília). 

No Brasileirão, após a vitória ante o Cruzmaltino, o time de Dorival ocupa o sétimo lugar, com 12 pontos.
 

Veja outras respostas de Dorival Júnior:

Jogadores falam da parte mental. Como foi trabalhado?
 
O abalo é natural. Quando há uma mudança de trabalho, é um fato natural. Se fosse o inverso, ele (Rogério Ceni) também atacaria esse lado. É um fato natural. Não temos que só conversar com os jogadores, temos que posicioná-los no campo. Hoje senti que os movimentos não foram tão naturais quanto contra o Sport. O desgaste é absurdo, muito grande sempre. Querendo ou não, não temos pra onde correr. A qualquer momento derrotas vão acontecer. O nível de investimento de algumas equipes é diferente do de outras. 


São Paulo tomou dois gols de cruzamentos pela esquerda. Como corrigir o 2x1 contra o Rafinha?
 
O primeiro gol saiu de alguns movimentos equivocados do nosso time. Abordagens frontais que normalmente não fazemos, abrimos o fundo de campo e eles exploraram muito bem, e aí entram os erros seguintes. Quando ficamos com 3 jogadores disputando com nossa última linha, é natural que isso fosse acontecer, o que fez com que tomássemos o primeiro gol. O segundo foi uma antecipação, ali foi mais a lucidez do atacante adversário que erro tático.




Avaliação sobre Rodrigo Nestor
 
É um jogador que se adapta a qualquer função do meio pra frente O Rodrigo com calma vai evoluindo, criando essa couraça. É um garoto que tem muitas qualidades e pode evoluir muito na carreira.
 
Qualquer equipe que eu estiver, se pudesse optar, indicaria o Nestor. Tem uma capacidade única de se adaptar em várias situações do campo. Tem um potencial enorme pra crescer. Vai ter uma evolução ainda maior. É só botar na cabeça que jogar bola ele sabe. Questionamentos vão acontecer, faz parte. 

Sobre Beraldo
 
É um jogador que apresenta um potencial de crescimento e características únicas: jovem, buscando um equilíbrio, num processo de evolução interessante. Não tenho dúvidas que pode se tornar um grande zagueiro do futebol mundial.




Saída de Felipe Alves
 
Vai ser respeitado como profissional, como aconteceu com todos. Está num processo de mudança do clube, e vamos aguardar para que encontre um novo caminho. Não estará mais junto ao nosso grupo. Diretoria já se posicionou, e daqui a pouco a informação será mais divulgada.

Rafael foi o único titular em todos os jogos. Tem intenção de trazer rodízio para o gol?
 
Sempre procuro modificar só mesmo dentro de uma necessidade, ainda que confie no Jandrei. Sempre tive confiança nos goleiros que estavam aqui. Até o momento que o Rafael não nos apresente desgaste, tentaremos permanecer o máximo possível. Esses meninos estão em evolução.