Dorival Júnior quer contar com Alexandre Pato como reforço para o São Paulo. A chegada do treinador foi vital para que o clube avançasse nas negociações, mas ele evita pressa para ter o jogador à disposição. O momento é de espera. Tanto pelas definições da diretoria com o atleta, quanto pela recuperação do atacante.
Conforme apurado pelo Superesportes, já há um acerto alinhado entre Pato e o clube para um contrato com valores dentro das realidades financeiras do São Paulo e cláusulas de produtividade. Resta apenas a assinatura do jogador para que o anúncio seja oficializado.
Mas a espera de Dorival não tem a ver apenas com questões negociais. Alexandre Pato usa as dependências do Reffis, no CT da Barra Funda, para se recuperar de uma grave lesão no joelho direito. Lá, ele tem conversas diárias com o treinador e também com os demais jogadores do elenco.
Na entrevista coletiva após o empate em 1 a 1 com o Corinthians no clássico deste domingo (14), em Itaquera, pelo Brasileirão, Dorival revelou algumas conversas com Pato. E disse não pode ter "pressa" para contar com o jogador, ou para acelerar sua recuperação.
– Estamos acompanhando a evolução com o Alexandre. Não podemos ter pressa, a diretoria está atenta ao mercado. Sabem o momento certo de iniciar uma conversa. Temos contato diário, acompanhamos a evolução. Ainda é muito cedo. Vai ter demora para estar recuperado totalmente fisicamente. E até respeitarmos os prazos necessários para uma recuperação pela gravidade da lesão – disse Dorival.
Pato sofreu a lesão ainda quando atuava pelo Orlando City, dos Estados Unidos, em setembro. Após o problema, ele rescindiu o contrato com o clube norte-americano.
Como está livre no mercado, Pato pode ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF sem ter de esperar a reabertura da janela de transferências, em 2 de julho. Assim, ele pode atuar tanto pelo Brasileirão, quanto pela Copa do Brasil.
No Campeonato Brasileiro, os times têm até 25 de agosto para fazer novas inscrições e até 15 de setembro para fazer no máximo oito alterações na lista inicial. Na Copa do Brasil, o prazo final para inscrições é em 8 de agosto.
O cenário muda na Copa Sul-Americana. Conforme o regulamento da competição, ele só pode ser inscrito a partir das fases de mata-matas.
Alexandre Pato tem duas passagens pelo São Paulo. A primeira, entre 2014 e 2015, e a segunda entre 2019 e 2020. Ao todo, o atacante marcou 47 gols em 133 jogos pelo Tricolor.