Dorival Júnior reencontrará Mano Menezes neste domingo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)


Invicto após quatro jogos, Dorival Júnior volta a comandar o São Paulo neste domingo (7), às 16h (horário de Brasília), em duelo com o Inter, no Morumbi, pela quarta rodada do Brasileirão. À beira do campo, ele reencontrará Mano Menezes, um adversário que o ajudou com um conselho para "revolucionar" o Flamengo campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.




Conselho que, aliás, segue atual para o técnico. Apesar de invicto, Dorival sabe que a equipe ainda precisa evoluir de desempenho. Algo que ele tenta trabalhar, mesmo com um calendário que prevê nove jogos e mais de 26 mil quilômetros de viagens no mês de maio.
 
–  É normal que ainda busquemos melhor uma melhor condição. Isso é uma preocupação de todos nós. A equipe vem melhorando, ganhando um pouco mais de corpo. Precisamos de detalhes. Mas tudo vai acontecer a partir do momento em que tivermos mais trabalho, repetições e um pouco mais de jogos – disse o técnico após o empate em 0 a 0 com o Tolima.
 
 
 

Dorival fez o Flamengo evoluir 


No ano passado, Dorival conseguiu fazer o Flamengo evoluir a ponto de fazer história. Ele assumiu o comando do time rubro-negro para tentar apagar a crise vivida pelo clube sob o comando de Paulo Sousa. A estreia, em junho, foi com derrota por 3 a 1 para o Inter no Beira-Rio. 




Mas o técnico levou de Porto Alegre um conselho para a sequência do trabalho. As câmeras da transmissão da partida flagraram as seguintes palavras ditas por Mano a Dorival:

– Dá para melhorar, o meu (time) também estava esculhambado e deu.

À época, Mano recém havia assumido o Inter após a demissão de Alexander Medina. O técnico fez a equipe engrenar uma sequência de 16 jogos de invencibilidade.
 
[FOTO 2] 

O técnico colorado voltou a comentar o diálogo com Dorival no reencontro entre as duas equipes no segundo turno do Brasileirão. Já com o Flamengo a caminho dos títulos da temporada, Mano alfinetou também o trabalho dos técnicos estrangeiros que os antecederam nos cargos.




– A frase não tinha importância, era corriqueira, às vezes se dá importância ao que não tem. O mais importante é o que aconteceu com Inter e Flamengo. É assim que se faz futebol, fica bem claro aqueles que têm competência para fazer crescer. Os dois elencos são de qualidade, mas às vezes tem gente que com qualidade não faz – disse Mano.

O fato é que o conselho de Mano soou profético e virou realidade. Sob o comando de Dorival, o Flamengo transformou o que era um ano de crise em história.

O time rubro-negro foi campeão da Copa do Brasil e conquistou o tricampeonato da Libertadores. Na campanha pela competição continental, Dorival Júnior venceu todos os jogos que comandou, já nas fases de mata-mata.



 

Dorival foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022 (Foto: Divulgação/Flamengo)

 

O clube, porém, decidiu não renovar o contrato com o treinador e optou por contratar Vitor Pereira, à época no Corinthians. O português durou apenas até 11 de abril no cargo. Foi substituído por Jorge Sampaoli.

Dez dias mais tarde, foi a vez de Dorival voltar ao comando de uma equipe. O técnico assumiu o São Paulo após a demissão de Rogério Ceni, novamente com a missão de mudar os rumos de um clube na temporada.
 
Até agora, os resultados até já apareceram. São duas vitórias e dois empates. O Tricolor está na parte de cima da tabela do Brasileirão, é líder do grupo na Sul-Americana e está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil.
 
Neste domingo (7), Dorival tem a chance de fazer o desempenho acompanhar os resultados. O São Paulo recebe o Inter às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, pela quarta rodada do Brasileirão.