Dorival Júnior dá 'nova cara' a elenco do São Paulo após saída de Ceni (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)


Dorival Júnior mal completou sua primeira semana no comando do São Paulo e já dá início a uma pequena revolução que atinge todos os setores da equipe. Em 11 dias de trabalho – com três jogos e duas vitórias no meio do caminho – o técnico fez mudanças na hierarquia do elenco e deu mais oportunidades a alguns jogadores que pouco atuavam com Rogério Ceni.




Os casos mais emblemáticos os dos volantes Luan e Gabriel Neves e do atacante Marcos Paulo. Todos eles cotados para o time titular que enfrenta o Tolima (COL) nesta terça-feira (2), às 19h (de Brasília), no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Na contramão, atletas como Jhegson Méndez e Alan Franco, homens de confiança de Rogério Ceni, perderam espaço com Dorival. Os dois sequer entraram em campo com o atual treinador.
 
 

O técnico promove as primeiras mudanças mesmo com pouco tempo de treino em campo para passar suas ideias ao elenco. Dorival opta por jogadores com características mais próximas ao estilo que pretende implementar no clube. 
Dugout

Abaixo o Superesportes mostra quem ganhou mais oportunidades com Dorival e também quem perdeu espaço desde a chegada do treinador. Confira:




Luan, Marcos Paulo e Gabriel Neves ganham espaço


Em um de seus primeiros atos como técnico, logo na entrevista coletiva de apresentação, Dorival avisou que pretendia contar com Luan. Afastado por Rogério Ceni até definir sua renovação contratual, o volante não só foi reintegrado ao elenco, como virou titular na estreia do atual treinador.

Luan foi surpresa na escalação para a estreia do treinador. Atuou por 58 minutos na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG pelo Brasileirão. No último sábado, o volante voltou a ser titular, mas foi substituído no intervalo do empate em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira.

Luan, em ação pelo São Paulo (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

 

Autor do gol do empate contra o Coxa, Marcos Paulo é outro jogador que ganhou mais espaço após a mudança no comando. O atacante foi titular do São Paulo pela primeira vez com Dorival, na vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, pela Copa do Brasil. 




Ele já soma mais minutos em campo em três jogos com o atual treinador do que em três meses e meio de trabalho com Ceni. E é o artilheiro da equipe com Dorival – são dois gols marcados.

– Jogador com potencial técnico muito bom. Arranque, parte em velocidade, tem finta, definição. Tem tudo para alcançar um caminho muito importante da carreira – elogiou Dorival após a vitória sobre o Ituano pela Copa do Brasil.
 

Marcos Paulo vibra com gol de empate contra o Coritiba (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

 

A situação atual contrasta com o momento vivido pelo atacante com Rogério Ceni. Jogador e técnico chegaram a entrar em atrito no início de março, após uma cobrança do técnico ao jogador diante dos demais companheiros durante um treino no CT da Barra Funda. O episódio foi mal recebido pelo elenco.




O volante Gabriel Neves também viveu um momento emblemático com Dorival. Contra o Ituano, ele voltou a ser titular do São Paulo após mais de dois meses.  O uruguaio recebeu elogios do treinador pela qualidade no passe – ponto importante do estilo de jogo de Dorival.

– Gabriel tem nível de acerto de passes interessante. Toda bola que sai dos pés dele sempre sai buscando uma jogada um pouco mais à frente, ele pelo menos nessas partidas que vi, dificilmente joga para trás ou lateralmente, isso é um fato importante – disse o técnico.

Alan Franco e Jhegson Méndez sequer entram em campo


Os dois gringos são os principais exemplos de jogadores que caíram na hierarquia desde a troca de comando. Alan Franco havia sido titular em oito dos últimos nove jogos de Rogério Ceni – alguns deles, em um esquema com três zagueiros.




Com Dorival, o argentino ainda não entrou em campo e virou a quarta opção para a posição. No último sábado, o treinador preservou Arboleda e optou por Diego Costa para formar dupla com Lucas Beraldo na zaga.
 
Méndez vive situação semelhante. O equatoriano atuou em 14 das 17 partidas com Ceni. Foi titular em 10 delas. Mas ainda não atuou com Dorival. O técnico afirma que o volante precisa corrigir “detalhes” para voltar a ganhar espaço.
 

Méndez ainda não entrou em campo com Dorival (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

 

– Tudo é questão de tempo. Pedi a ele um outro detalhe para que a gente possa ir corrigindo e também me dar a certeza para colocá-lo em campo – disse Dorival.



 
Wellington Rato é um exemplo a ser seguido pelos dois estrangeiros. Homem de confiança de Ceni, o meia-atacante reconquistou espaço com Dorival com o gol da vitória sobre o Ituano pela Copa do Brasil. Após dois jogos na reserva, voltou a ser titular contra o Coritiba.

Em reformulação, o São Paulo enfrenta o Tolima (COL) nesta terça-feira (2) a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Manuel Murillo Toro, pela fase de grupos da Sul-Americana. O Tricolor é o líder isolado do Grupo D com 100% de aproveitamento.