Santos de 2023 tem números inferiores aos das campanhas de 2021 e 2022 (Foto: Raul Baretta)

O sinal de alerta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro está aceso na Vila Belmiro. Com a derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, neste domingo (2), na Arena Pantanal, o Santos encerrou a 13ª rodada com apenas 13 pontos conquistados. Esse desempenho é o pior dos dois últimos anos, quando o peixe também lutou contra a queda à Série B.





No Brasileirão de 2021, em que mais flertou com o descenso, o Santos concluiu as 13 primeiras rodadas da competição com 16 pontos conquistados e na 12ª colocação.

À época, o peixe tinha quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A equipe acumulava 15 gols marcados e 16 sofridos.

Naquela temporada, o Santos só se livrou matematicamente do rebaixamento na 35ª rodada ao vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro, por 2 a 0.

Desempenho um pouco mais tranquilo


Em 2022, depois de quatro vitórias, seis empates e três derrotas, o peixe finalizou a 13ª rodada do Brasileirão com 18 pontos conquistados e na oitava colocação. O time somava 18 gols marcados e 13 sofridos.



Santos de 2023 vive um drama


Neste ano, a situação é mais delicada em todos os sentidos. Com apenas três vitórias, três empates e seis derrotas, João Paulo, Dodi, Lucas Lima e Cia. balançaram as redes adversárias 11 vezes e viram os adversários comemorarem gols em 16 oportunidades. O saldo é de -5.



Esses números mostram que o Santos atual, considerando apenas as 13 primeiras partidas, tem menos vitórias e mais derrotas do que as duas últimas campanhas.

Após a sexta rodada, o Santos não para de perder posições na tabela do Brasileirão (Foto: Reprodução)



Pior do que isso: o peixe de 2023 marcou menos e sofreu mais gols nos 13 compromissos iniciais se comparado aos dos Brasileiros de 2021 e 2022.

Uma semana para ajustes de Turra


Agora sob o comando de Paulo Turra, a equipe atingiu a marca de 12 partidas sem uma vitória - considerando o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. À espera de reforços, o técnico e seus auxiliares terão a semana inteira livre para treinamentos e assim colocar fim nesse jejum diante do Goiás, domingo (9), às 11h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.



O confronto será disputado com portões fechados à torcida em razão da punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O órgão determinou que o Santos atue sem torcedores após os protestos feitos na derrota por 2 a 0 contra o Corinthians.