O Santos anunciou nesta quinta-feira (23) a contratação de Paulo Turra como novo treinador. Ele assume a vaga deixada por Odair Hellmann, demitido após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na Vila Belmiro, que culminou em uma sequência de nove jogos sem vitórias.
Turra estava no Athletico-PR até a semana passada. Ele foi demitido após a saída de Felipão, quem o indicou para o cargo, que assumiu o Atlético-MG. O novo comandante do Santos deixou o clube paranaense com 73% de aproveitamento e tendo conquistado o campeonato estadual deste ano.
Ele estava no Furacão desde o início de 2023. Depois de passar anos como auxiliar de Felipão, com trabalhos no Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico, o profissional ganhou a chance de comandar a equipe de forma efetiva após a então aposentadoria de Scolari, que deixou os gramados para se tornar diretor da equipe.
Foi Felipão quem convenceu a diretoria athleticana a efetivar Paulo Turra, seu "pupilo", à beira do campo. E justamente por essa relação que Turra foi demitido após a ida do "mentor" para o Galo, mesmo após ter negado o convite de deixar o Athletico para voltar a ser auxiliar na equipe mineira.
Quem é Paulo Turra?
Paulo Turra tem 49 anos, é ex-zagueiro e está despontando agora como treinador na Série A.
Como jogador, a equipe de maior destaque foi o Palmeiras, onde ficou entre 2000 e 2001, sendo comandado por Felipão. Antes, teve uma rápida passagem pelo Botafogo, com apenas quatro jogos pelo clube. Também atuou pelo Caxias, time que o revelou, Boavista e Vitória SC, de Portugal, e Sertãozinho e Avaí, já no fim de carreira, em 2007.
Pouco depois de pendurar as chuteiras, começou a trabalhar como treinador no sul do país, passando por times como Novo Hamburgo, Esportivo, Brusque, Brasil de Farroupilha, Cianorte, Operário Ferroviário, Marcílio Dias e Avaí, onde ficou por 22 dias em 2014. O último trabalho como técnico antes do Athletico-PR havia sido nova passagem pelo Cianorte, em 2016.
Em 2017, Turra virou auxiliar de Felipão no Guangzhou Evergrande, da China, "ocupando" o lugar que tradicionalmente foi de Flávio Murtosa, conhecido como fiel escudeiro de Scolari. O ex-zagueiro acompanhou o treinador em todos os trabalhos seguintes: Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR.