O atacante Marcos Leonardo não é o único representante do Santos na Copa do Mundo sub-20, que é disputada na Argentina. Em busca de possíveis futuros reforços, a diretoria alvinegra enviou o analista de mercado Caio Nascimento para acompanhar a competição in loco.
De acordo com apuração do Superesportes, Nascimento está mapeando jovens jogadores do mercado sul-americano, asiático e africano. O Mundial da categoria começou no último dia 20 e segue até o próximo dia 11.
Relatório sobre os jovens jogadores
Ao término da Copa do Mundo, Nascimento irá retornar ao Brasil e apresentar um relatório ao departamento de futebol alvinegro sobre os jogadores que mais lhe chamarem a atenção.
Esse processo de mapeamento faz parte de um projeto desenvolvido pelo próprio setor de análise de mercado do Santos, que foi aprovado pelo coordenador de esportes Paulo Roberto Falcão e pelo assistente de coordenação Elio Carraveta.
Africanos e asiáticos são observados
Além da 'obrigatória' análise do mercado sul-americano, Nascimento está de olho em jovens promessas dos continentes asiáticos e africanos.
O clube tem boa relação com atletas dessas regiões e vê com bons olhos a possibilidade de, diante de alguma boa descoberta, ampliar esse histórico.
Ao longo dos seus 111 anos de existência, o Santos teve três jogadores asiáticos (os japoneses Kazu, Maezono, Sugawara) e três africanos (o sul-africano Artur Zwane, o zimbábue Kennedy Nagoli e o camaronês Joel).
Período de observação
Apesar do período de mapeamento, isso não significa que em breve o Santos irá oficializar a contratação de algum jovem que está envolvido na Copa do Mundo sub-20.
A ideia principal do clube é tirar dúvidas presencialmente sobre os atletas que mais agradarem e, posteriormente, analisar possibilidades de contratações.