A primeira delas é conduzir o peixe à vitória e colocar fim no jejum de 11 confrontos seguidos sem vitórias contra o alviverde. Já a segunda é se tornar o primeiro técnico do Santos a vencer o Palmeiras comandado por Abel Ferreira.
Desde que o treinador português desembarcou em solo brasileiro, as duas equipes já se enfrentaram nove vezes.
Neste período, o alvinegro teve sete técnicos distintos, mas nenhum deles conseguiu derrotar o lusitano.
Cuca, em duas oportunidades, Marcelo Fernandes, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fábian Bustos, também em duas ocasiões, Orlando Ribeiro e o próprio Odair Hellmann foram os treinadores à frente do peixe nesses nove encontros.
Quem mais se aproximou da vitória foi Cuca. Na 24ª rodada do Brasileirão de 2020, na Vila Belmiro, com portões fechados à torcida em razão da pandemia do novo coronavírus, o clássico terminou em um empate por 2 a 2.
Depois disso, o retrospecto mostra oito derrotas do peixe. A mais amarga, sem sombra de dúvidas, por 1 a 0, na final da Libertadores de 2020, disputada em janeiro de 2021, no Maracanã.
'Estádio mítico e espetacular'
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Abel Ferreira não estará na Vila Belmiro na noite deste sábado.
Em entrevista coletiva após a vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Fortaleza, quarta-feira (17), no Allianz Parque, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o treinador lamentou a sua ausência no estádio alvinegro.
- Não vou poder estar no banco de um estádio extraordinário (Vila Belmiro), um caldeirão. Estádio mítico, com ambiente, história espetacular. Vou ter ficar no hotel, tomar uma água com gás e limão e ver minha equipe pela televisão -, falou o português.
Apesar disso, essa será a quarta vez da sua comissão na Vila. Fora o empate por 2 a 2 contra a equipe de Cuca, as outras duas visitas da comissão técnica portuguesa à Baixada Santista terminaram com vitórias palmeirenses.
Elenco engasgado com o Palmeiras
Em entrevista para o Superesportes, no início do mês, o goleiro e capitão João Paulo admitiu que o recente histórico contra o Palmeiras não irrita apenas os torcedores.
- Isso é algo que incomoda a gente também. Ninguém gosta de perder. Muito menos perder clássicos. A gente vem procurando evoluir para quando chegarem esses jogos estaduais termos um rendimento melhor. O retrospecto contra o Palmeiras é algo que incomoda o elenco, mas vai chegar o momento em que a gente vai descontar isso - afirmou o camisa 34.
Santos contra Palmeiras de Abel Ferreira:
Santos 2x2 Palmeiras - Vila Belmiro - Brasileiro 2020
Santos 0x1 Palmeiras - Maracanã - Libertadores 2020
Palmeiras 3x2 Santos - Allianz Parque - Paulista 2021
Palmeiras 3x2 Santos - Allianz Parque - Brasileiro 2021
Santos 0x2 Palmeiras - Vila Belmiro - Brasileiro 2021
Palmeiras 1x0 Santos - Allianz Parque - Paulista 2022
Santos 0x1 Palmeiras - Vila Belmiro - Brasileiro 2022
Palmeiras 1x0 Santos - Allianz Parque - Brasileiro 2022
Palmeiras 3x1 Santos - Morumbi - Paulista 2023