O Santos sofreu com a cera e a retranca do Bahia na noite desta quarta-feira (17), na Vila Belmiro, e empatou por 0 a 0 o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Fechado, o Tricolor segurou os avanços santistas e pouco sofreu fora de casa. Por outro lado, soube aproveitar o contra-ataque e levou perigo à meta alvinegra, obrigando João Paulo a fazer boas defesas.
O jogo de volta ocorre em 31 de maio, às 19h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 0 BAHIA
Data do jogo: 17 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Duração: 104 minutos (51 + 53)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Competição: Copa do Brasil - oitavas de final
Público: 10.995 pessoas
Renda: R$ 522.140,00
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Lucas Braga (Santos), aos 39/2ºT; Everaldo (Bahia), aos 43/1ºT, e Vitor Hugo (Bahia), aos 43/2ºT
Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (Lucas Braga, aos 19/2ºT); Rodrigo Fernández (Bruno Mezenga, aos 46/2ºT), Dodi e Lucas Lima (Ed Carlos, aos 34/2ºT); ngelo (João Lucas, aos 19/2ºT), Deivid e Mendoza (Lucas Barbosa, aos 34/2ºT). Técnico: Odair Hellmann.
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Vitor Jacaré, Rezende, Acevedo, Cauly (Yago Felipe, aos 32/2ºT) e Ryan (Chávez, aos 18/2ºT); Biel e Everaldo (Ademir, aos 18/2ºT). Técnico: Renato Paiva.
Santos x Bahia: gols e lances importantes
Aos 21 minutos, o primeiro lance de perigo do jogo: David Duarte recebeu cruzamento na área e chutou firme, obrigando João Paulo a fazer grande defesa.
O Santos balançou a rede aos 33, mas não valeu. Lucas Pires recebeu na área e cruzou rasteiro para Deivid Washington, que completou de carrinho para o gol. O assistente Bruno Boschillia assinalou o impedimento, confirmado pelo VAR na sequência.
O goleiro santista voltou a trabalhar aos 36, quando Cauly acertou uma bela finalização de fora da área, buscando o ângulo, mas João Paulo espalmou.
Após um segundo tempo sem lances relevantes, o Peixe quase marcou no fim, aos 50, quando Bruno Mezenga completou um cruzamento de cabeça, no canto, mas Marcos Felipe espalmou.
Cera do Bahia e arbitragem irritam a torcida do Santos
Com o passar do tempo e sem que o Santos conseguisse agredir de fato o sistema defensivo do Bahia, a torcida santista presente na Vila Belmiro começou a perder a paciência com o excesso de cera praticada pelo time tricolor. Satisfeito com o empate, o tricolor baiano ganhou tempo em todos os instantes que teve oportunidade. Principalmente na demora para cobranças de laterais e simulações.
As decisões do trio de arbitragem também causaram bronca nos santistas. Faltas invertidas e critérios distintos para lances semelhantes arrancaram xingamentos dos torcedores alvinegros.
Árbitro se choca com jogador do Bahia e tem sangramento no olho
No segundo tempo, o árbitro Savio Pereira Sampaio se chocou com Resende, do Bahia, e teve um sangramento no supercílio. Sampaio teve de ser atendido à beira do campo por dois minutos para que o sangue fosse estancado, e voltou, recuperado.
Próximos jogos do Santos
Santos x Palmeiras, Brasileirão, na Vila Belmiro - 20 de maio (sábado), às 21h
Audax Italiano (CHI) x Santos, Sul-Americana, no El Teniente - 24 de maio (quarta-feira), às 21h
Próximos jogos do Bahia
Bahia x Goiás, Brasileirão, na Itaipava Arena Fonte Nova, 20 de maio (sábado), às 16h
Internacional x Bahia, Brasileirão, no Beira-Rio - 28 de maio (domingo), às 16h