Elenco comemora gol de Deivid na vitória do Santos contra o Vasco, por 1 a 0, neste domingo (14) (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

 
O Santos passou por uma grande "montanha-russa" na última semana. O clube iniciou a segunda-feira passada (8) com as notícias sobre o possível envolvimento do zagueiro Eduardo Bauermann em um esquema de apostas investigado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), passou pelo risco de descer para a zona de rebaixamento do Brasileiro e agora começa uma nova semana a apenas dois pontos do G4.




Mas qual foi o caminho para superar o bastidor conturbado e conseguir chegar em uma posição mais confortável na tabela do Brasileirão?

Tudo começou na segunda, quando uma reportagem da revista Veja divulgou imagens do processo da “Operação Penalidade Máxima II”, que mostram supostas conversas do jogador com membros de uma quadrilha que estaria aliciando jogadores da série A e B para manipular resultados de jogos, provocando cartões, escanteios e expulsões propositais.

Sofrendo pressão pelo afastamento do jogador, a direção do clube marcou uma reunião para a manhã do dia seguinte com o atleta e seu estafe para ouvir a versão dele e mostrar a posição dos gestores.

Na terça (9), o Superesportes publicou uma matéria sobre os bastidores dessa conversa, que contou com a presença do presidente Andres Rueda e membros do Comitê de Gestão (CG). A reportagem revelou que Bauermann permaneceu praticamente o tempo todo de cabeça baixa, se mostrando envergonhado com o avanço das investigações, e não apresentou nenhuma nova justificativa. 




Após a reunião, o clube divulgou, por meio de um comunicado oficial, o afastamento do jogador das atividades com o elenco profissional e que ele permaneceria fazendo atividades físicas no CT Rei Pelé separadamente. 

— O Clube aguardará se a Justiça aceitará a denúncia para definir novas ações, sempre com o pensamento voltado a preservar a instituição. O Santos FC não tolera desvios de conduta e de ética - diz a nota.

Rueda também conversou com o restante do elenco depois da reunião, ao lado do coordenador de esportes do Santos, Paulo Roberto Falcão, e do treinador Odair Hellmann.




O presidente reuniu os jogadores no auditório do CT para comunicar o afastamento do zagueiro e explicar os motivos que fizeram a direção tomar essa decisão, apurou o Superesportes. Além disso, Falcão aproveitou para falar sobre os cuidados que os atletas precisam ter em relação a possíveis aliciamentos do gênero. 

Santos respondeu à crise em campo

Deivid marcou um dos gols da vitória do Santos contra o Bahia, na última quarta (10) (Foto: Raul Baretta/Santos FC)


No mesmo dia, o Santos tinha um compromisso marcado contra o Bahia, na Vila Belmiro, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele momento, o time tinha apenas quatro pontos, ocupava a 14ª posição e, caso perdesse, poderia terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Parecia o cenário perfeito para o time se afundar de vez em uma crise. Porém, indo contra as expectativas, o Santos deu a volta por cima e apresentou sua melhor atuação no campeonato até agora. O peixe venceu o Bahia por 3 a 0, com gols de Deivid, Mendoza e  ngelo.




Na saída do campo, Alisson comentou o caso Bauermann em entrevista ao “Premiere”, admitindo que o elenco estava chateado com a situação.

— Essa resposta foi muito importante primeiramente pra gente. Representa muito a vitória de hoje para o nosso grupo, para o Santos. A gente não vive um momento fácil, é um momento difícil. Não dá pra negar. Os últimos acontecimentos chatearam muito a gente. Nós também sentimos, isso é nítido, mas a nossa vida continua. Precisamos dar essa resposta que demos hoje - afirmou.

Odair também falou sobre a situação na entrevista coletiva após a vitória do time:

— Somos profissionais e vamos em frente. A resposta que podíamos dar foi dada nesta noite. A resposta de um grupo concentrado que tem que jogar e render. Todos nós estamos tristes. Fazemos parte da paixão do futebol. Não há tristeza maior minha ou do torcedor. A tristeza é geral - comentou o treinador.




— Que sirva de exemplo para corrigirmos o rumo. A tristeza ficou lá. A parte jurídica está lá cuidando dessa situação. Foi tudo esclarecido para os jogadores e ponto. Temos que trabalhar, focar e concentrar. Nossa responsabilidade era entregar o melhor e fizemos. Vamos seguir assim daqui para frente - concluiu Odair.

Santos se aproxima do G4

O Santos conquistou sua primeira vitória fora de casa neste domingo (14), contra o Vasco (Foto: Raul Baretta/Santos FC)


Apesar da vitória convincente contra o Bahia, o Santos ainda precisava engrenar uma sequência de bons resultados para mostrar que o choque do caso Bauermann realmente havia ficado para trás. 

A atuação contra o Vasco na rodada seguinte, em São Januário, não contou com a mesma intensidade, ainda que a estrutura do time tenha se mantido. Mas graças ao bom trabalho de toda a defesa santista e o gol achado por Deivid, o Santos conquistou sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão 2023 e parece ter afastado - ao menos, temporariamente - o fantasma da crise.

Com o resultado, o clube alvinegro chegou aos 10 pontos e terminou a rodada em sétimo lugar. Agora, o peixe tem pela frente o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia. As duas equipes se enfrentam na quarta-feira, às 19h, na Vila Belmiro.