Na esteira de Neymar, Gabigol, Rodrygo e outros, o Santos tem em seu elenco profissional mais uma joia formada em suas categorias de base. De contrato renovado por mais três temporadas, o jovem atacante Deivid, de 17 anos, tem visto a sua vida se transformar.
Nas últimas semanas, por exemplo, o 'Menino da Vila' recusou uma proposta do Flamengo, realizou o sonho de conhecer o ídolo Neymar e foi titular da equipe principal contra o Newell's Old Boys.
Natural de Itumbiara, em Goiás, Deivid desembarcou na Vila Belmiro em junho de 2016 para atuar na equipe sub-11 do peixe. Os quase sete anos de clube fizeram o garoto se apaixonar pelo time, pela torcida e pela cidade.
Grato, Deivid enche o peito para dizer:
- Eu quero fazer do Santos campeão de novo - afirma ele em entrevista ao Superesportes.
Deivid não gostava de ser centroavante
Para realizar esse sonho, Deivid se espelha desde a infância em Neymar. Com o desejo de repetir aquilo que o ídolo faz em campo, o Menino da Vila costuma, ainda hoje, assistir vídeos do jogador do Paris Saint-Germain (PSG) e da seleção brasileira na internet.
Por isso, quem vê Deivid completamente à vontade como centroavante não imagina que fazer essa função já foi um pesadelo na sua vida.
Quando criança, o garoto jogava pelos lados do campo como ponta direita ou esquerda. Ao ser deslocado para o centro do ataque, Deivid não segurava as lágrimas.
- Sempre atuava como ponta direita. Mas quando era relacionado para uma categoria acima da minha, acontecia dos treinadores me escalarem como centroavante. Eu não gostava. E como era criança, eu chegava a chorar. Eu queria ser igual ao Neymar - comenta Deivid.
Isso só mudou quando o faro de artilheiro despertou no Menino da Vila.
- Por estar acostumado pelos lados do campo, eu naturalmente saio da área para buscar o jogo. Não sou um centroavante que fica parado esperando a bola. Gosto de flutuar. E os anos em que joguei como ponta me ajudaram muito nessa posição. Depois que comecei a fazer gols tudo foi ficando melhor. Parei de chorar e comecei a sorrir (risos) - brinca o jovem.
Encontro com Neymar
Dias depois de recusar a consulta do Flamengo por meio do seu empresário, o garoto viu a sua escolha ser recompensada. Ele conheceu, de forma inesperada, o ídolo.
No último dia 20, Neymar esteve na Vila Belmiro para assistir ao empate por 0 a 0 entre Santos e Audax Italiano, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Durante o jogo, ainda no banco de reservas, Deivid soube que Neymar estava em um dos camarotes do estádio. Ao fim da partida, ele viu o ídolo aparecer no vestiário santista.
- Eu estava sentado e escutei alguém falar que o Neymar nos visitaria. Não acreditei. Perguntei para o (Lucas) Pires: 'Cara, o Neymar vai vir aqui. O que eu faço?' Fiquei muito sem jeito. Eu estava até tremendo - recorda o jogador.
- Percebi que estava com a camisa suada do jogo e não podia encontrar o Neymar daquele jeito. Troquei de camisa na mesma hora. Passei um perfume e ele apareceu. O tempo parou. Só fiquei admirando. Ele veio, me cumprimentou e eu sem acreditar no que estava vivendo. Tiramos uma foto e pedi para ele assinar a minha camisa -, acrescenta o garoto, que dormiu com a camisa autografada naquele dia e a mantém exposta como um troféu em um cabide no seu quarto.
- Essa eu vou enquadrar - completa.
Como Deivid chegou ao CT Rei Pelé
Antes de realizar o sonho de conhecer o ídolo, Deivid contou com todo o apoio dos pais. Apaixonado por futebol por influência da mãe, que sempre jogou futsal com as amigas, a joia santista deu os primeiros chutes na bola em um lugar de Itumbiara com nome representativo para o torcedor do peixe: Escolinha de Futebol Rei Pelé.
Em 2013, quando estava com oito anos, Deivid foi aprovado em um período de avaliações feitas pelo Grêmio e a família precisou mudar para a capital gaúcha.
- Acontece que era uma cidade completamente diferente. Sou mecânico de máquina agrícola. Não existe mercado de trabalho em Porto Alegre para a minha profissão. Ficamos pensando por dois meses e decidimos que ele, a mãe e a irmã iriam e eu continuaria trabalhando em Itumbiara - lembra o pai.
A distância da família pesou e Francisco não pensou duas vezes.
- Vendi a casa e tudo que tínhamos em Itumbiara e fui para Porto Alegre também. Passamos dois anos e meio vivendo praticamente com esse dinheiro e com os serviços esporádicos que eu fazia. Mas tudo começou a ficar muito difícil financeiramente. Decidimos pedir a dispensa do Grêmio e voltar para a nossa cidade - comenta Francisco.
Santos surge na vida de Devid
Sem vínculos com o clube gaúcho, o garoto passou por um novo período de avaliações entre os meninos da Vila e assim como ocorreu no tricolor gaúcho não demorou para chamar a atenção dos representantes alvinegros.
Quase sempre atuando em categorias acima da sua, Deivid passou por todos os times de base do peixe a partir do sub-11. Promissor, ele teve parte da sua trajetória na Vila detalhada em documentário produzido pela Fifa.
Em 2022, o garoto começou a receber oportunidades no time sub-20 e fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Paulista da categoria.
Titular da equipe que disputou a última Copa São Paulo, Deivid chamou a atenção de Odair Hellmann no CT Rei Pelé e o promoveu para ser uma das opções para o ataque nesta temporada.
Menino da Vila melhor do mundo?
Sonhador, além de recolocar o Santos no caminho dos títulos, Deivid tem grandes objetivos para a sequência da sua carreira.
- Quero disputar algumas Copas do Mundo pela seleção brasileira, sonho em um dia atuar por um grande clube da Europa e receber o prêmio de melhor jogador do mundo. Sei que é difícil, mas vou trabalhar muito por tudo isso - finaliza a joia.
As primeiras impressões deixadas pelo Menino da Vila animaram a torcida santista.
Na última terça-feira (2), Deivid foi titular na derrota por 1 a 0 para o Newell's Old Boy, em Rosário, pela Copa Sul-Americana e correspondeu. Aliás, por muito pouco o jovem não marcou um golaço diante dos argentinos.