O Santos surpreendeu ao assinar um contrato profissional com o meia-atacante chinês Junlong Xiao até 2024. O atleta de 20 anos está no clube há dois anos e agora tem multa rescisória de 100 milhões de euros (R$ 616 milhões).
Em reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda justificou o acordo com o meia que tem treinado como lateral-direito.
"É uma parceria com a Federação Chinesa e o governo da China. Está no Sub-23, é um dos melhores da China. Ele recebe ajuda de custo de R$ 1.500 do Santos. Nossa relação com a China é forte nesse sentido. E por trás disso há planejamento estratégico, de alguns pontos que não podemos divulgar, mas está atrelado à tentativa de ajuda financeira da China, até para o novo CT da base. É uma relação de boa vizinhança, não é por acaso esse jogador chinês no nosso clube", disse Rueda.
Antes de chegar em Santos, Xiao estava no Beijing Sinobo, da China, e passou por um período de treinamentos no Ituano, onde não conseguiu ser regularizado e estrear.
A comissão técnica de Cuca, com passagem pelo Shandong Luneng, da China, entre 2014 e 2015, gostou do que viu em Junlong Xiao à época. A avaliação era de que ele pode jogar tranquilamente na Série A do país asiático. Cuca deixou o Santos no fim da temporada passada e hoje dirige o Atlético.
A chegada de Xiao tem a ver com o objetivo do Peixe de “abrir mercado” na China. Outros jovens atletas devem vir da Ásia para testes nos próximos anos no litoral de São Paulo.