O atacante Endrick voltou a ser titular do Palmeiras após mais de dois meses. Ele esteve entre os 11 iniciais na derrota por 1 a 0 contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, na noite da última quarta-feira (21), pelo Brasileirão, mas não foi bem e não aproveitou a chance.
O jovem não começava entre os titulares desde o jogo contra o Cuiabá, no dia 15 de abril, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro; na ocasião, fez o primeiro gol da vitória por 2 a 1. De lá para cá, porém, perdeu espaço no time de Abel Ferreira.
A oportunidade contra o Bahia se deu pelo desfalque de Rony, que foi convocado pela seleção brasileira para a data Fifa e não retornou a tempo de estar apto para a partida. Com atuação abaixo e sem destaque, Endrick deixou o gramado aos 25 minutos da segunda etapa e deu lugar a Flaco López.
Foram apenas dois chutes: um a gol e um fora. Ele completou quatro de seis passes, recebeu duas faltas e cometeu quatro, segundo dados do 365Scores.
Por que Endrick perdeu espaço no Palmeiras?
Endrick, de 16 anos, foi a grande aposta do Palmeiras nos últimos anos. Ele subiu ao time profissional no ano passado, fez gols importantes na campanha do título do Brasileirão, e gerou expectativa de deslanchar no início deste ano ao se tornar titular no ataque ao lado de Dudu e Rony.
O primeiro semestre do centroavante, porém, não saiu como planejado, apesar da conquista do Campeonato Paulista com gol na partida final. No fim do mês passado, contra o Fortaleza, foi cortado até mesmo do banco de reservas por opção do técnico Abel Ferreira.
Um dos motivos para a perda de espaço de Endrick tem nome: Artur. Revelado pelo próprio Palmeiras e vindo do Red Bull Bragantino, o camisa 14 chegou e tomou espaço no ataque pelo lado esquerdo. Abel definiu a equipe ideal com ele, Dudu pela esquerda e Rony fazendo o papel de centroavante, onde Endrick costumava atuar.
Como estão os números de Endrick no Palmeiras?
O Palmeiras fez 37 jogos até aqui na temporada e conquistou as duas competições que teve possibilidade: a Supercopa do Brasil, diante do Flamengo, e o Campeonato Paulista.
Endrick participou de 26 partidas -- foram 13 jogos como titular. O centroavante balançou as redes seis vezes. Ele só não marcou ainda pela Copa do Brasil (atuou em somente um jogo), mas fez gols na Libertadores, Brasileirão e Paulistão.
Ao todo, desde a estreia, o jovem tem 33 jogos (sendo 16 como titular), nove gols e uma assistência.
O centroavante deve ter ainda mais um ano atuando pelo Palmeiras. No fim do ano passado, o alviverde acertou a venda do jogador para o Real Madrid por cerca de 72 milhões de euros (à época, R$ 409 milhões).