O duelo entre Bahia e Palmeiras nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, colocará frente a frente Renato Paiva e Abel Ferreira, dois técnicos portugueses que trocavam ideias e se ajudavam antes de se tornarem rivais. O jogo desta noite é válido pela 11ª rodada do Brasileirão.
Renato Paiva foi contratado pelo Bahia no fim de 2022. Antes, o português fez sucesso no comando do Independiente del Valle, do Equador, e decepcionou no León, do México, onde ficou apenas quatro meses. Abel Ferreira, por sua vez, já conhece o Brasil há mais tempo: está no Palmeiras desde novembro de 2020.
Os treinadores se conhecem de longa data. Em Portugal, Renato Paiva ficou quase 15 anos nas categorias de base e no time B do Benfica, enquanto Abel Ferreira comandou o time B do Sporting e o Braga.
Depois de seguirem para países diferentes, eles passaram a fazer chamadas de vídeo para estudar sobre táticas no futebol. Os treinadores e outros integrantes da comissão técnica trocavam conhecimentos e debatiam ideias em busca da evolução.
Paiva eliminou o Grêmio com ajuda de Abel
Em abril de 2021, o Independiente del Valle teria pela frente o Grêmio na terceira fase da Libertadores. O confronto mata-mata de ida e volta valia uma vaga na fase de grupos da competição continental.
No mês anterior, o Palmeiras de Abel Ferreira tinha sido campeão da Copa do Brasil em cima do Grêmio. O treinador alviverde sabia os pontos fortes e fracos da equipe gaúcha e repassou as informações a Renato Paiva.
Com a ajuda de Abel, o Independiente del Valle venceu os dois jogos contra o Grêmio por 2 a 1 e foi parar justamente no grupo do Palmeiras na Libertadores.
Palmeiras de Abel atropelou Del Valle de Paiva
Nos duelos da fase de grupos da Libertadores de 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira atropelou o Independiente del Valle de Renato Paiva. O time alviverde venceu no Equador por 1 a 0 e goleou no Allianz Parque por 5 a 0.
O Palmeiras era o atual campeão da Libertadores e conquistaria o bi consecutivo. O Del Valle ficou na fase de grupos: terminou em terceiro lugar, atrás de Defensa y Justicia e Palmeiras, e teve de se contentar com uma vaga na Sul-Americana.