Palmeiras em ação no Allianz Parque nesta temporada (Foto: Iconsport)

 
Palmeiras sabe que não terá o Allianz Parque em ao menos mais quatro jogos até o fim desta temporada, em razão de shows e eventos. O Alviverde já mandou duas partidas no Morumbi em 2023 e analisa qual estádio escolher.



 
 
 
A casa do São Paulo agradou à comissão técnica e os jogadores palmeirenses pela qualidade do gramado, mas outros locais serão observados pela diretoria.

Até agora, o Palmeiras não poderá usar o Allianz Parque em mais quatro jogos neste ano: contra Atlético-MG, Athletico-PR, Internacional e América-MG. Em outras três partidas, o estádio deverá ter capacidade reduzida em razão da montagem do palco: diante de Cruzeiro, Vasco e Fluminense. Todos os duelos são válidos pelo Brasileirão.

Há ainda a possibilidade de uma eventual semifinal da Libertadores, caso o Palmeiras chegue e jogue em casa o duelo de ida, além do clássico contra o Santos na 26ª rodada do Brasileirão, dependendo da definição da data pela CBF.




Palmeiras sem o Allianz Parque


  • Palmeiras x Atlético-MG - 27ª rodada (show do The Weekend)
  • Palmeiras x Athletico-PR - 32ª rodada (festival GPWeek)
  • Palmeiras x Internacional - 34ª rodada (show do Roger Waters)
  • Palmeiras x América-MG - 36ª rodada (show da Taylor Swift)

Relação entre WTorre e Palmeiras 


A WTorre foi a responsável pelo investimento de R$ 630 milhões para a construção do Allianz Parque em troca da exploração do estádio por 30 anos, entre 2014 e 2044. Em shows e eventos, por exemplo, o Palmeiras atualmente tem direito a 25% da receita. No acordo com a empreiteira, o clube começou com 20% do valor arrecadado, com a fatia aumentando 5% a cada cinco anos.

O repasse dessas receitas, inclusive, gerou uma briga jurídica entre Palmeiras e WTorre. O clube alega não receber qualquer valor desde 2015, em uma conta que chega a R$ 127.972.784,97 (até março de 2023). O montante contabiliza todos os tipos de receitas do estádio, como porcentagem na venda de camarotes e cadeiras e o arrecadado com a venda dos naming rights para a Allianz.

Onde o Palmeiras vai mandar os jogos?


O Palmeiras já teve de mandar dois jogos fora do Allianz Parque nesta temporada: o clássico contra o Santos, pelo Paulistão, em razão de um festival de Carnaval, e o confronto com o Cerro Porteño (PAR), pela Libertadores, por causa de um festival de rock. Nas duas ocasiões o clube alviverde utilizou o Morumbi, após um acordo entre as duas diretorias. O São Paulo chegou a usar o Allianz Parque quando seu estádio recebia shows do Coldplay.

O Morumbi surge como favorito a receber mais jogos do Palmeiras nesta temporada por dois fatores: a aprovação do gramado pela comissão técnica e jogadores e pela boa relação entre a presidente alviverde, Leila Pereira, com o presidente tricolor, Julio Casares.