Zé Rafael em ação pelo Palmeiras durante esta temporada (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Zé Rafael mudou de posição no Palmeiras neste ano, em razão da venda de Danilo ao Nottingham Forest (ING), e tem se destacado como primeiro volante. Como ele mesmo definiu, "agora desarmando mais do que criando".



 
+ Rony vê 'desafio' do Palmeiras contra Atlético-MG: 'Querem ir para cima' 

A mudança foi uma sugestão de Abel Ferreira, que viu potencial para Zé Rafael atuar à frente da zaga e mais longe do gol. Publicamente, o treinador abriu uma exceção ao elogiar individualmente o meio-campista durante entrevista coletiva.

- Vocês sabem que eu não falo sobre só um jogador, mas nesse caso eu posso fazer porque ele merece isso. É um jogador que deixou de ser um 8 ou um 10 que fazia gols para ser um 5. Ele deixou o ego em casa e veio servir ao Palmeiras na posição que o Palmeiras precisava. Por isso a grandeza do homem que ele é, do jogador que é. Ele é intenso e nos ajuda muito na nossa dinâmica coletiva - elogiou Abel Ferreira.

Zé Rafael admite que, após aceitar o desafio de mudar de posição, teve dificuldades para se adaptar no início desta temporada. Hoje, ele comemora a evolução e exalta a postura da equipe.




- O Abel é um cara que tem liberdade com a gente, ele e toda a comissão técnica. Acho que o cara que mais tinha essa característica de exercer a função no elenco era eu. Foi assim que conversamos e, no início, não foi tão fácil. Estou me adaptando, fazendo cada vez o meu melhor. Fico feliz de estar evoluindo, ajudando nossa equipe - afirmou.

- Espero poder ajudar a equipe. Independentemente da forma que for, agora desarmando mais do que criando. Esse é o espírito do nosso grupo, de estar sempre focado e preparado para ajudar da melhor forma - completou.

Dos 31 jogos que o Palmeiras fez nesta temporada, Zé Rafael atuou em 27, sendo 25 como titular. Hoje mais importante na parte defensiva do que ofensiva, ele ainda não marcou, mas tem duas assistências.




Jailson perde espaço no Palmeiras


A primeira opção para primeiro volante seria, na verdade, Jailson. Entretanto, ele não conseguiu retomar as atuações que teve antes da lesão no joelho em abril que o fez perder o restante da temporada. 

Neste ano, Jailson ainda conviveu com problemas familiares e ficou fora até da lista de relacionados. O técnico Abel Ferreira disse que o jogador "voltou a sorrir nos treinos" e decidiu utilizá-lo nos últimos 20 minutos da vitória sobre o Cerro Porteño, na quarta-feira passada.

Jailson atuou em 17 jogos nesta temporada, seis como titular. Os outros volantes do elenco são Richard Ríos e Fabinho, além do titular Gabriel Menino.