Para o clássico de sábado na Vila Belmiro, o Palmeiras teve apenas dois dias de preparação, já que havia vencido o Fortaleza por 3 a 0 na quarta-feira anterior pela Copa do Brasil. O time alviverde vem em uma maratona de jogos desde o início de abril, mas foi a campo com força máxima para enfrentar o Santos.
- O que nós sentimos quando temos dois dias de preparação, com jogo quarta e sábado? Essas 24 horas fazem toda a diferença - afirmou o auxiliar João Martins, que comandou o Palmeiras à beira do campo na Vila Belmiro porque o técnico Abel Ferreira teve de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
A última vez que o Palmeiras poupou titulares de uma partida foi em 26 de abril, quando tinha a vantagem no jogo de volta contra o Tombense, pela terceira fase da Copa do Brasil, após ter vencido o confronto de ida por 4 a 2 no Allianz Parque. De lá para cá, foram sete jogos em sequência com o que a comissão técnica tinha à disposição.
É claro que houve desfalques nesta série, como Artur nos jogos da Copa do Brasil por já ter defendido o Red Bull Bragantino na competição ou como Zé Rafael e Piquerez, suspensos na rodada passada do Brasileirão. Só que a espinha dorsal se mantém praticamente a mesma.
Palmeiras já fez 30 jogos em 2023
O clássico contra o Santos foi o 30º jogo do Palmeiras neste ano. A equipe conquistou a Supercopa do Brasil e o Paulistão, está com vaga encaminhada às quartas de final da Copa do Brasil e às oitavas da Libertadores, além da segunda colocação do Brasileirão.
Em número de jogos, quem mais atuou na temporada até agora é o meio-campista Gabriel Menino, com 29 partidas. Em seguida vem o goleiro Weverton, com 28. O zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Dudu entraram em campo 26 vezes.
Palmeiras teve último 'descanso' em março
A última vez que a comissão técnica do Palmeiras teve uma semana cheia para treinar o elenco foi no fim de março, em razão da data Fifa entre os dias 20 e 28. Em seguida, o Alviverde emendou uma sequência de jogos, com início na final do Paulistão.
Desde o início de abril, o Palmeiras disputou 15 jogos. A tendência é que os titulares só tenham uma folga no dia 31 de maio, no duelo de volta com o Fortaleza pela Copa do Brasil, já que o Alviverde novamente tem boa vantagem adquirida no confronto de ida, vencido por 3 a 0 no Allianz Parque.