O Palmeiras venceu o Fortaleza por 3 a 0 nesta quarta (17), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque, em São Paulo. Raphael Veiga abriu o placar de pênalti, em marcação que gerou polêmica, e Bruno Tabata ampliou ainda na primeira etapa. Richard Ríos fechou o resultado no 2º tempo.
A equipe palmeirense foi imponente, imprimiu seu ritmo de jogo e basicamente não sofreu ameaças durante os dois tempos. O resultado aproxima o Palmeiras das quartas de final da competição, uma vez que o time comandado por Abel Ferreira pode perder por até dois gols de diferença, na Arena Castelão, que estará classificado.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 0 FORTALEZA
Data do jogo: 17 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Duração: 101 minutos (51 + 50)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Público: 32.254 torcedores
Renda: R$ 2.791.492,43
Competição: Copa do Brasil (jogo de ida, oitavas de final)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (RJ), Luiz Claudio Regazone (RJ) e Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Yago Pikachu e Tinga (Fortaleza)
Gols: Raphael Veiga, aos 10/1ºT (1-0); Bruno Tabata, aos 17/1ºT (2-0); Richard Ríos, aos 42/2ºT (3-0)
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho, aos 47/2ºT) e Raphael Veiga (Breno Lopes, aos 36/2ºT); Dudu (Richard Ríos, aos 36/2ºT), Bruno Tabata (Luis Guilherme, aos 27/2ºT) e Rony (Rafael Navarro, aos 47/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Lucas Crispim (Dudu, aos 29/2ºT); Caio Alexandre, Vinícius Zanocelo (José Welison, aos 40/2ºT), Hércules (Pochettino, aos 14/2ºT), Yago Pikachu (Calebe, aos 14/2ºT), Romarinho (Moisés, aos 14/2ºT); Lucero. Técnico: Juan Vojvoda.
Palmeiras x Fortaleza : gols e lances importantes
O Palmeiras começou o jogo impondo seu ritmo, avançando a marcação e colocando muita pressão sobre o Fortaleza desde os primeiros momentos de partida. Não demorou muito para que a equipe mandante abrisse o placar. Após Dudu receber uma bola na esquerda e cruzar, Caio Alexandre fez o corte, e Rony chegou por trás, roubou a bola e rolou para Piquerez. A disputa de bola gerou falta em Rony, e o árbitro marcou pênalti. Raphael Veiga foi para a bola e marcou o 74º gol pelo Alviverde, sendo o 28º de pênalti, aos 10 minutos de jogo.
Sete minutos depois, saiu o segundo gol palmeirense em um lance bem bagunçado. Raphael Veiga cobrou escanteio, Gustavo Gómez cabeceou, mas João Ricardo defendeu. Na sobra, Bruno Tabata cabeceou e mais uma defesa foi feita pelo goleiro, que caiu dentro da meta. O novo rebote foi para os pés do zagueiro Gómez, que finalizou sem nenhuma dificuldade. O gol foi dado para Tabata no cabeceio.
Richard Ríos fechou o resultado no 2º tempo. Breno Lopes fez cruzamento na medida para o atacante, que dominou, cortou e deixou Tinga no chão para bate no cantinho.
Pênalti polêmico
O Fortaleza não concordou com a marcação do pênalti para o Palmeiras logo nos primeiros 10 minutos de jogo. Na saída para o intervalo, o lateral Tinga disparou contra o VAR, que não interferiu no lance. Inclusive, após a marcação do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, os jogadores visitantes reclamaram muito. Assista ao lance abaixo:
Raphael Veiga é artilheiro
Raphael Veiga alcançou mais uma marca pelo Palmeiras, chegando ao seu 11º gol em 21 jogos nesta temporada. O meia é o artilheiro do time e tem oito assistências em 2023.
Próximos jogos do Palmeiras
Santos x Palmeiras, Brasileirão Série A, em Santos - 20 de maio (sábado), às 21h (de Brasília)
Cerro Porteño x Palmeiras, pela Libertadores, em Assunção (PAR) - 24 de maio (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília)
Próximos jogos do Fortaleza
América-MG x Fortaleza, pelo Brasileirão, em Belo Horizonte - 20 de maio (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Fortaleza x San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana, em Fortaleza (CE) - 24 de maio (quarta-feira), às 19h (de Brasília)