Gómez está a um jogo de se tornar jogador estrangeiro com mais partidas pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Divulgação)

 
O zagueiro Gustavo Gómez, capitão e um dos símbolos da era mais vitoriosa da história do Palmeiras, está prestes a alcançar um importante recorde pelo clube.




Se entrar em campo no sábado (13), o paraguaio será, ao lado de Chique Arce e Jorge Valdivia, o estrangeiro com mais jogos com a camisa alviverde. 

Gómez, que na última semana entrou para o Top 10 de estrangeiros artilheiros palmeirenses – com 31 gols e quatro assistências –, soma 240 partidas, sendo titular em 237 delas. 

O zagueiro chegou no segundo semestre de 2018 e logo assumiu a titularidade. Desde então, atuou com diferentes formações defensivas e companheiros de zaga, como Luan, Murilo, Felipe Melo, Vitor Hugo e Renan. Somente ele permaneceu entre os 11 titulares em todo o período.




As boas atuações, a versatilidade e a liderança no elenco o fizeram unanimidade da equipe. O defensor já era peça fundamental nos times de Felipão, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo e se sobressaiu a partir da chegada de Abel Ferreira. 

Foi com o treinador português que ele ganhou a braçadeira de maneira fixa, e, inclusive, hoje carrega a marca de ser o capitão com mais títulos (sete) pelo clube, ao lado de Ademir da Guia. O paraguaio é um dos líderes do atual elenco e se ratificou na galeria de ídolos históricos alviverdes. 
Dugout

Gustavo Gómez no Palmeiras: outras marcas


Na semana passada, Gómez chegou a outro feito marcante com a camisa palmeirense: entrar para a lista dos dez maiores artilheiros estrangeiros do clube, com 31 gols – confira o Top 10. Entre os zagueiros, é o terceiro que mais marcou, atrás de Loschiavo (32) e Luís Pereira (36). 

Além disso, o paraguaio é o estrangeiro com mais títulos na história do clube (dez), com mais vitórias (149) e o capitão que mais conquistou competições, com sete, ao lado de Ademir da Guia. 

Gómez é, ainda, o jogador com mais finais disputadas pelo clube (12) e o sexto atleta com mais conquistas, ao lado de Weverton, Marcos Rocha, Mayke e Dudu, e atrás de Dudu, Waldemar Fiume e Lima, com 11, e Ademir da Guia e Junqueira, com 12.




Estrangeiros que mais atuaram pelo Palmeiras


 

Arce foi homenageado pela presidente Leila Pereira em julho de 2022 (Foto: Cesar Greco/Divulgação)


  • Arce (PAR)  - 241 jogos 
  • Valdivia (CHI) - 241 jogos 
  • Gómez (PAR) - 240 jogos
  • Muñoz (COL) - 140 jogos
  • Villadoniga (URU) - 138 jogos
  • Arouca (POR) - 138 jogos
  • Echevarrieta (ARG) - 128 jogos
  • Luiz Villa (ARG) - 127 jogos
  • Aragonés (BOL) - 112 jogos
  • Borja (COL) - 112 jogos