Jogadores do Palmeiras comemoram gol diante do Barcelona (EQU) (Foto: Cesar Grecco/Palmeiras)

O Palmeiras mostrou experiência contra o Barcelona de Guayaquil para vencer por 2 a 0, no Equador, pela terceira rodada do Grupo C da Libertadores. Antes do jogo, o alviverde já sabia que uma derrota complicaria muito a busca pela classificação às oitavas, já que o Bolívar havia goleado pouco antes o Cerro Porteño por 4 a 0, no Paraguai.



O técnico Abel Ferreira alertou para dois fatores: o cenário do grupo, que agora tem Bolívar e Palmeiras com seis pontos e Barcelona de Guayaquil com três, e a intensidade do time equatoriano em sua casa durante os primeiros 20 minutos de jogo.

É verdade que o Palmeiras levou um grande susto logo aos três minutos, quando Agustín Rodríguez apareceu livre na segunda trave para cabecear. Mas Weverton "fez o que tinha que fazer, que é defender quando precisa", como definiu o próprio Abel em entrevista coletiva após a partida.

Depois dos 20 minutos, o Palmeiras passou a dominar mais o jogo e criar as melhores oportunidades. Até que, já nos acréscimos do primeiro tempo, Raphael Veiga enfiou linda bola para Rony, que sofreu pênalti. Veiga bateu e abriu o placar. No segundo tempo, logo no primeiro minuto, Gustavo Gómez fez 2 a 0. O Barcelona (EQU) só teve outras chances na parte final da partida, mas Weverton voltou a aparecer.
Dugout
 

- Sabia o que é vir jogar aqui (em Guayaquil), que tinha que passar os primeiros 20 minutos para o jogo vir para nós. O Barcelona (EQU) é muito intenso com seu público, e nesse aspecto os nossos jogadores estiveram muito bem - afirmou Abel Ferreira.



- Acho que era um jogo em que as duas equipes queriam ganhar. Nós já temos experiência suficiente para saber o que são jogos de Libertadores. Era fundamental ser competitivo e perceber os momentos do jogo. Fizemos um jogo sólido e consistente - analisou o treinador.

O elenco do Palmeiras realmente sabe o que é Libertadores. Do grupo atual, são 11 jogadores que entraram em campo na campanha do bicampeonato de 2020 e 2021: Weverton, Gustavo Gómez, Luan, Marcos Rocha, Mayke, Gabriel Menino, Raphael Veiga, Zé Rafael, Breno Lopes, Dudu e Rony). Além disso, outros três participaram da campanha "apenas" do título de 2021: Piquerez, Vanderlan e Giovani.

Abel Ferreira elogiou a experiência do Palmeiras ao lidar com a partida desta quarta-feira (3) (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)



Palmeiras é segundo na Libertadores


Se antes de a terceira rodada começar o Palmeiras estava na lanterna do Grupo C, embora com todos os quatro times com três pontos somados na tabela, agora o Alviverde ocupa a segunda colocação, com os mesmos seis pontos do líder Bolívar, que tem quatro gols a mais de saldo. Na próxima rodada, o Palmeiras visita o Cerro Porteño e pode encaminhar a classificação às oitavas de final em caso de nova vitória fora de casa.

Antes de bater o Barcelona (EQU), o Alviverde havia vencido o Cerro por 2 a 1 em casa e perdido com o time reserva para o Bolívar por 3 a 1 em La Paz. Agora, depois de visitar o Cerro no dia 25, o Palmeiras fecha a fase de grupos com dois jogos no Allianz Parque, contra Barcelona (EQU) e Bolívar, em junho.