O Palmeiras visita o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada do Grupo C da Libertadores. O Verdão mudou a rota no torneio continental após ter sido derrotado com time reserva na estreia para o Bolívar, em La Paz, e vai a campo com força máxima nesta noite no estádio Monumental Banco Pichincha.
O Grupo C está completamente embolado, com os quatro times com três pontos depois de duas rodadas disputadas. Por isso, o técnico Abel Ferreira sabe que o Palmeiras não pode ter outro "resultado fora da caixa" na Libertadores.
- Foram nove jogos em abril, eu aprendi que temos que fazer a gestão de energia para jogar na máxima força. Felizmente, tem corrido bem. Houve um resultado "fora da caixa" contra o Bolívar, mas acontece, não vamos ganhar sempre - afirmou o treinador, que falou sobre a pressão pela vitória mesmo com a maratona de jogos.
- A culpa é dos jogadores, eu sempre digo isso a eles (risos). Quem manda subir as expectativas? Quem manda subir o sarrafo? Sobem o sarrafo, agora aguenta. Nós tomamos uma decisão para ir à Bolívia, foi uma decisão minha e da comissão técnica, sabíamos dos prós e dos contras, e agora vamos fazer como sempre fazemos. É ter um bom plano de jogo, ter os jogadores mentalmente focados e preparados para jogar e sofrer, procurar ganhar, mas vai ser mais um grande desafio - acrescentou.
O Palmeiras enfrenta mais uma maratona em maio, com dois jogos como visitante pela Libertadores (Barcelona, em Guayaquil, e Cerro Porteño, no Paraguai), as oitavas de final da Copa do Brasil contra o Fortaleza e mais cinco rodadas do Brasileirão.
Entre as sequências dos dois meses, de abril e maio, Abel Ferreira descansou a maioria dos titulares no jogo contra o Tombense, no último dia 26, pela volta da Copa do Brasil. O time alviverde tinha a vantagem por ter ganhado por 4 a 2 o duelo de ida e avançou com o empate por 1 a 1 com o "mistão" em campo.
Palmeiras é lanterna do Grupo C da Libertadores
Todos os times somam três pontos no Grupo C da Libertadores, mas o Palmeiras é lanterna por causa do saldo negativo de um gol. O Bolívar lidera com um gol pró, enquanto Barcelona de Guayaquil e Cerro Porteño tem zero gol de saldo.
Outro motivo que faz o Palmeiras ligar o sinal de alerta na Libertadores é mais um jogo como visitante na próxima rodada. Depois de enfrentar o Barcelona em Guayaquil, o Alviverde visita o Cerro Porteño no Paraguai no dia 25 de maio. Em caso de novos tropeços fora de casa, o time alviverde chegaria em situação complicada para as rodadas finais em junho, quando receberá Barcelona e Bolívar no Allianz Parque.
Palmeiras praticamente sem desfalques
Durante abril, o Palmeiras conseguiu esvaziar o departamento médico e chega em maio com praticamente todo o elenco à disposição. Do time considerado titular, apenas Marcos Rocha é desfalque por lesão na coxa esquerda. Os outros com problemas físicos no grupo alviverde são os meias Atuesta e Bruno Tabata.