Depois de intensificar conversas com o Chelsea nos últimos dias, o Palmeiras desistiu da contratação de Andrey Santos nesta quinta-feira. Sem conseguir o visto de trabalho na Inglaterra, o meio-campista de 18 anos deve ser emprestado pelo clube inglês, e o Brasil é tratado como o destino favorito.
A informação foi publicada inicialmente pelo globoesporte e confirmada pela Gazeta Esportiva. O Verdão tinha saído na frente da concorrência de outros clubes brasileiros pela estrutura e a perspectiva de lutar por títulos, além da participação na Copa Libertadores. Contudo, a diretoria palmeirense deixou a negociação após o Chelsea mudar de postura na negociação.
O Palmeiras negociava a chegada de Andrey até o final da temporada, em dezembro, pagando parte minoritária do salário do atleta. Além disso, a diretoria palmeirense teria a palavra final sobre a participação do meio-campista no Mundial sub-20, que acontece entre maio e junho.
O Chelsea ainda pagaria um valor previsto no contrato caso quisesse contar com Andrey ainda em agosto, quando se inicia a pré-temporada no futebol europeu. Porém, sem justificativas, o clube inglês mudou a sua posição, defendendo que só liberaria o atleta até julho, além de obrigar a sua liberação para a disputa do Mundial.
Além disso, o Chelsea também colocou como condição na negociação que o Palmeiras pagasse um valor pelo empréstimo de apenas quatro meses. Como seria liberado para o Mundal, Andrey Santos ainda ficaria ausente por um mês.
Assim, o Palmeiras não esteve de acordo com os novos moldes da negociação e desistiu da contratação de Andrey. A expectativa era selar o negócio durante esta semana, após a vinda do jogador para o Brasil nos últimos dias.
Desta forma, o Palmeiras segue sem contar com reforços para a temporada 2023. A diretoria do Verdão monitora o mercado para trazer um substiuto de Danilo, que deixou o clube no início do ano e partiu para o futebol inglês.